quarta, 02 de dezembro de 2020

Maricá ganha mais um hospital

Hospital Che Guevara
O novo hospital contará inicialmente com 25 leitos. Foto: Ibici Silva

Após mais de quatro anos de obras, o novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, localizado no bairro de São José do Imbassaí, em Maricá, começa a receber pacientes a partir deste domingo (3). Às 16h desta sexta-feira (1ª) autoridades do município realizam a inauguração da nova unidade de saúde.

Apenas pacientes diagnosticados com a Covid-19, encaminhados por uma das unidades de saúde ou polos de atendimento do município receberão atendimento no novo hospital. O Che Guevara será referência no atendimento a pacientes do novo coronavírus. Pacientes com outras enfermidades precisarão procurar as demais unidades de atendimento na cidade.

A unidade é composta por três blocos: no bloco A estão localizados os consultórios médicos e a recepção; no B estão o centro cirúrgico e as UTIs, e no C funcionará a área de serviços como refeitórios, vestiários, administração e salas de TI.

No início da tarde desta sexta-feira (1º), dia do trabalhador, a secretária de saúde Drª. Simone Costa realizou uma visita técnica no local e apresentou as novas instalações.

“Inicialmente o hospital começará a atender com 25 leitos, que, conforme a evolução do quadro da pandemia poderão chegar a 70. Outros cinco leitos servirão de suporte”, disse Simone.

Ainda de acordo com a secretária, a nova unidade será referência no tratamento humanizado.

“A unidade foi inaugurada para atender nesse primeiro momento pacientes da Covid-19. O hospital terá um atendimento humanizado para os pacientes e suas famílias, assistentes sociais e psicólogos darão suporte às famílias dos pacientes”, explicou.

O novo hospital contará com ambulância própria para fazer o transporte dos pacientes para unidade de saúde.

Unidade contará com ambulância própria. Foto: Ibici Silva

O novo hospital será administrado pela Organização Social Centro de Excelência em Políticas Públicas (Cepp), responsável pela contratação de mais de 400 profissionais que atuarão na unidade.

A nova unidade hospitalar ocupa uma área total de 13 mil metros quadrados às margens do Km 22,5 da rodovia RJ-106. As obras do hospital começaram em outubro de 2015 e foram investidos mais de R$ 80 milhões de recursos próprios.

Pós-pandemia

Após a pandemia de Covid-19, o Che Guevara começará a ser usado como unidade de referência de saúde da região, com um total de 137 leitos, centro cirúrgico e UTI adulta e neonatal, 19 enfermarias (com três leitos cada), seis salas de observação para adultos e mais três salas de observação para pediatria, além de um moderno centro de diagnósticos, com tomógrafo de alta resolução com 64 e 128 canais, capaz de fazer exames avançados coronarianos. A previsão é que o tomógrafo comece a funcionar em julho.

Publicada às 15h11

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *