terça, 20 de outubro de 2020

Maricá inicia construção de nova ponte em Ponta Negra

A movimentação no canteiro de obras da nova ponte que começa a ser erguida sobre o canal de Ponta Negra, em Maricá, já poder ser notada. O prefeito Fabiano Horta se informou, na terça-feira (19), junto aos secretários Renato Machado (Obras) e Hélter Ferreira (Cidade Sustentável), sobre o andamento do projeto e observou a retirada das pedras junto à margem, no ponto por onde vai passar a nova via onde estão sendo colocadas as primeiras estacas.

Fabiano classificou a obra como fundamental para o bairro que, historicamente, sofre com a superlotação em períodos festivos. “Estamos trazendo uma solução definitiva para um problema crônico da região, que é o estrangulamento da passagem de pedestres e veículos pela antiga ponte. Essa passagem vai oferecer uma opção para quem acessa o bairro, além de desafogar a área central”, projetou o prefeito.

O secretário Renato Machado reforçou dizendo que haverá mudanças no trânsito do bairro com a nova ponte. “Queremos entregar essa obra daqui a quatro meses e, logo em seguida, vamos proibir a passagem de caminhões pela ponte antiga. No próximo ano, vamos realizar mais ações por Ponta Negra, refazendo o calçadão da praia, por exemplo”, antecipou ele, referindo-se também à possibilidade de instalação de um teleférico até o farol.

Hélter Ferreira também ressaltou a importância da intervenção e garantiu que as pedras retiradas serão recolocadas logo que as cabeceiras da ponte estiverem prontas. “Garantimos que a obra está sendo feita dentro dos padrões ambientais e visando à preservação dessa área que é tão procurada por quem nos visita”, afirmou o secretário de Cidade Sustentável.

A nova peça viária, que vai ligar as duas margens do canal próximo à lagoa da Guarapina, vai dispor de duas faixas de rolamento e guarda-corpos para transeuntes em ambos os lados, com largura total de 11 metros. A extensão será de aproximadamente 50 metros com vão livre sobre o curso d’água de 41 metros, além de 4,5 metros de altura.

As imagens do projeto divulgadas em outubro mostram ainda que haverá acessos por rampas nas duas margens e que a ponte vai passar também por cima das ruas Capitão Caetano e Beira de Canal, com a estrutura pré-moldada montada sobre pilares nas margens.

Acesso ao farol

O prefeito visitou ainda outra obra no bairro, que vai urbanizar a estrada junto ao farol de Ponta Negra, na parte que leva a um ponto rochoso da encosta mais próximo do mar. A via tem cerca de 500 metros de extensão e deverá estar finalizada até a próxima semana. Fabiano garantiu ainda que, após a passagem de ano, também será feito um novo piso no acesso a partir do canal ao alto do morro, que é o principal cartão postal da cidade.

“É uma área muito frequentada por turista e moradores e que precisa desse cuidado. Com essa urbanização, quem vier vai ter a opção de mais um belo lugar que pouca gente conhece, agora com um acesso em boas condições. Quando as festas de fim de ano passarem, vamos melhorar também o acesso principal que ainda tem um piso antigo, criando também um escoamento para águas das chuvas na lateral”, explicou.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *