Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá a partir da próxima segunda-feira (20), na Sala de Coleta de Leite Materno e Apoio a Amamentação do Posto de Saúde Central, no Centro, a “Semana Estadual de Doação de Leite Materno”.

A iniciativa contará com distribuição de material informativo, rodas de conversa e palestras a respeito da conscientização da doação do leite materno com foco nos grupos de gestantes e usuários dos postos.

De acordo com Karina Oliveira, coordenadora da Sala de Coleta de Leite Materno do Posto de Saúde Central, a doação de leite é imprescindível para a saúde do recém-nascido, pois esse é composto de nutrientes e anticorpos específicos que o protegem de doenças.

“O leite materno é essencial para a proteção e para o desenvolvimento dos bebês, em especial dos prematuros, que por alguma razão não podem receber o leite de sua própria mãe”, frisou Karina.

Ainda segundo a coordenadora todas as doações serão feitas e encaminhadas para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói, onde o leite é direcionado para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da própria instituição ou para unidades de outros municípios que o requisitarem.

“Vale ressaltar que a doadora não deve se importar com a quantidade doada, pois toda quantidade é aproveitada e direcionada ao recém-nascido que está na UTIN. Um litro de leite materno pode alimentar até 10 bebês internados, por tanto, é importante que todos abracem essa causa”, ressaltou Karina.

A Sala de Coleta de Leite Materno e Apoio a Amamentação do Posto Central fica na Rua Clímaco Pereira, nº 375, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h. A lactante interessada em doar também pode entrar em contato pelo telefone 2637-3395 e solicitar a visita de uma equipe em sua residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *