quarta, 28 de outubro de 2020

Maricá recebeu 600 mil foliões no Carnaval

Foliões no bloco Sustentaí
Vasta programação garantiu milhares de foliões no carnaval da cidade. Foto: Marcelo Tavares

Com uma extensa programação de shows e blocos distribuídos nos quatro distritos da cidade ao longo dos quatro dias de festa, o Carnaval de Maricá contou com cerca de 600 mil foliões que circularam pelo município durante os dias de folia. 

Segundo a Prefeitura de Maricá, foram 1.200 agentes divididos em equipes de varrição de rua, coleta de lixo – sempre imediata após a passagem dos blocos maiores – e limpeza de praia em todo o município. A força-tarefa resultou no recolhimento de mais de 6 mil toneladas de resíduos nos quatro dias do Carnaval.

Programação

Ao todo, foram 105 shows apresentados nos 13 palcos montados em toda a cidade por onde passaram diversos artistas. No repertório que agitou o público estava samba, forró, sertanejo e muita marchinha de carnaval. Além dos palcos, os 60 blocos carnavalescos desfilaram pela cidade contagiando a multidão.  

Outra atração da grande festa foi o Carnaval da Família realizado em seis pontos: Araçatiba, Ponta Negra, Itaipuaçu, São José do Imbassaí e nos condomínios do programa Minha Casa e Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. Em todos esses locais, além dos shows, a programação infantil com recreação e oficinas de máscaras e tererês atraiu a criançada.

Mobilidade

O transporte público gratuito ganhou reforço de frota e ajudou a amplificar os números. Para atender a demanda no Carnaval, a Empresa Pública de Transportes (EPT) reforçou sua atuação nos locais de praia e nos bairros de Ponta Negra e Cordeirinho foi criada a linha “Expresso Carnaval”.

A estrutura montada com 77 homens da guarda municipal atuando diariamente com o apoio de 30 viaturas, uma base móvel, do grupamento de trânsito, das forças de choque e utilização de reboques em operações de trânsito e ordenamento, além dos servidores da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional, foi o suficiente para garantir a segurança dos foliões.

“O balanço do carnaval foi positivo. Nossa guarda trabalhou muito e o feedback que tenho recebido de munícipes e autoridades é muito bom. Nos grandes blocos como o Tromba Nervosa não aconteceram intercorrências mesmo com aproximadamente 50 mil pessoas presentes”, avaliou o responsável da pasta, Júlio César Veras.

Nas praias e lagoas, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil disponibilizou 84 guarda-vidas. Durante o período de 22 a 25/02 foram efetuados 39 salvamentos. O esquema de segurança contou com o aparato de quatro quadriciclos, quatro viaturas operacionais e um barco.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *