quarta, 28 de outubro de 2020

Maricá: Supermercado tem 40kg de alimentos descartados pelo Procon

Todos os produtos foram inutilizados por iniciativa do representante do estabelecimento na frente dos fiscais. (Foto: Divulgação/Procon RJ)

Os fiscais do Procon Estadual do Rio de Janeiro estiveram nessa quarta-feira (15) em Maricá e São Gonçalo para vistoriar três estabelecimentos a pedido do Ministério Público. Dois deles foram autuados e 42kg e 900g de alimentos impróprios ao consumo, descartados.

Em Inoã, em Maricá, os fiscais descartaram 42kg e 900g de alimentos impróprios ao consumo no Multi Market da Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, número 15. Entre os produtos, estavam vencidos 4kg de doce de soro de leite, e sem especificação quanto a data de manipulação e nova validade havia 1kg e 500g de cogumelo.

Na área de vendas, foram encontrados 36kg de bacalhau expostos em contato direto com o consumidor, sem proteção, com a presença de moscas pousando sobre o produto. Também foi encontrado 1kg e 400g de carne previamente moída armazenada em cima da máquina de moagem.

Todos os produtos foram inutilizados por iniciativa do representante do estabelecimento na frente dos fiscais. Os trilhos da câmara de desosso estavam enferrujados, o piso das quatro câmaras do estabelecimento estava rugoso, havia buraco na tela da área de estoque e não há espaço suficiente para a passagem de cadeira de rodas no caixa preferencial.

Em São Gonçalo, a filial do Banco Itaú, localizada na Rua Dr. Alfredo Backer, 273, no Mutondo, os guarda- volumes não apresentam chaves individuais. O caixa eletrônico elencado pela agência como prioritário e para pessoas com necessidades especiais não possuía altura diferenciada das demais para atender adequadamente cadeirantes, o tempo de espera para atendimento dos consumidores nos caixas era, no momento do ato, de aproximadamente 32 minutos.

Além disso, não há autenticação eletrônica nos próprios documentos apresentados nos caixas, não há dispositivo de privacidade entre os caixas de atendimento físico e entre dois caixas eletrônicos e não era informado aos consumidores sobre o não recebimento de determinadas contas de consumo.

Não foram encontradas irregularidades no Posto Marclau, localizado na BR- 101, na altura do Km 319, em Neves.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *