sexta, 15 de janeiro de 2021

Maricá também poderá contar com vacina contra Covid-19

Estudo já se encontra em fase final. Foto: Pedro Conforte

A Prefeitura de Maricá assinou nesta sexta-feira (11) um termo de entendimento com o Instituto Butantan para compra de 440 mil doses da vacina Coronavac contra a Covid-19. A vacinação começa em janeiro de 2021 e a prefeitura já está fazendo o plano de imunização da cidade. Maricá é a terceira cidade no estado a buscar vacinas contra o coronavírus.  

Segundo o memorando, o processo de distribuição dos frascos contendo a vacina se dará a partir de janeiro de forma escalonada, com entregas adicionais em fevereiro e com maior volume a partir de maio. O Instituto Butantan já está produzindo 1 milhão de doses por dia e Maricá está inserida nesse contexto. A distribuição, no entanto, está condicionada ainda ao aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

“O Butantan entregará até o dia 15 de dezembro todos os estudos feitos dos testes de aplicação da vacina. Como a Anvisa já publicou uma orientação de urgência para as vacinas contra a Covid-19, talvez isso possa se resolver nas próximas semanas”, disse o diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, que assina o memorando pela Prefeitura de Maricá.  

Devido à urgência para distribuição da vacina por conta ainda do avanço da pandemia, Celso Pansera comemorou a velocidade com que foi feita assinatura do memorando.

“É uma vitória, um avanço enorme feito com o Butantan em tempo recorde. Começamos a negociar com eles na 2ª feira e agora na 6ª feira já temos o protocolo assinado pelas duas instituições, o ICTIM e Instituto Butantan”, afirmou.   

Paralelo aos trâmites legais para a chegada da vacina em Maricá, segundo Pansera, a Prefeitura já está preparando um conjunto de ações para o recebimento da vacina.

“Há um comitê de emergência que está trabalhando com as demais necessidades que é preparar a compra das agulhas, das seringas, treinar as equipes e organizar cronogramas e grupos prioritários. Há toda movimentação por parte da Prefeitura para atender a população na velocidade que for possível a partir do momento que a Avisa aprovar o uso da vacina”, finalizou.   

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *