Cidades

Maternidade Alzira Reis recebe obras

Maternidade Alzira Reis passará por obras de reforma e ampliação. Foto: Divulgação PMN

A Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas, passará por obra de reforma e ampliação. A Prefeitura de Niterói conseguiu na Justiça a cessão prédio da Maternidade, de acordo com a decisão da 8ª Vara Cível, e vai investir R$ 15 milhões para a substituição da infraestrutura predial, entre outras melhorias. A unidade, que é especializada em parto normal humanizado e realiza cerca de 130 procedimentos por mês, não vai interromper o atendimento durante a obra. A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos conta que será estruturada uma unidade específica para os partos cirúrgicos.

“Essa unidade para partos contará com duas salas, leitos de recuperação pós-anestésica e toda estrutura de apoio a estes procedimentos. Além disso, na ala de internação, quatro unidades serão planejadas para a realização das atividades de pré-parto, parto e pós-parto no mesmo ambiente e um quarto especial para pacientes que apresentem quadro de intercorrências que indiquem atenção especial”, explica a secretária.

Será implantada uma Unidade de Cuidados Intermediários para Recém-nascidos, com seis berços em ambiente equipado e planejado. O projeto também contempla atenção aos ambientes de acolhimento, com salas específicas para os exames de ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas; leitos de observação para avaliação da indicação de internação; além de ambientes planejados para estar de acompanhantes e para as atividades de apoio ao aleitamento.

Toda a infraestrutura predial será substituída, com redimensionamento de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, inclusão de sistemas de ar condicionado em toda a edificação, atendimento por grupo-gerador para fornecimento de energia, sistema de controle por câmeras de segurança e implantação de rede de lógica integrando todos os serviços através de sistema de informação.

< Curto-circuito deixa hospital sem luz em Maricá Guerra adverte: "Vou continuar atacando!" <