quarta, 25 de novembro de 2020

Milhares de escorpiões chegam ao Instituto Vital Brazil para estudos

Animais como escorpiões são cruciais para os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto . Foto: Divulgação

O Instituto Vital Brazil buscou no último dia 18, em Americana, São Paulo, cerca de 3 mil escorpiões amarelos. Animais como escorpiões são cruciais para os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Vital Brazil e são destinados para diferentes estudos.

Segundo Claudio Maurício de Souza, coordenador do Laboratório de Artrópodos do Instituto, os escorpiões passam pela extração de veneno, o que serve para pesquisas sobre o veneno e também para a produção de soro. Depois que passam pela quarta extração, entram no programa de pesquisa de avaliação de inseticidas e desenvolvimento de biopesticidas para controle de escorpião. “É um lote muito interessante para o Instituto, pois garante nossas atividades por aproximadamente seis meses”, completa.

De acordo com Adilson Stolet, presidente do Instituto, o esforço para trazer os animais valeu a pena. “Um recebimento de animais como esse tem grande valor para o Instituto Vital Brazil. Mesmo com a grave situação de pandemia que estamos vivenciando, com a chegada desses animais conseguimos aumentar o suporte para nossas pesquisas, que são essenciais para a saúde do país”, destaca. Os animais foram recolhidos pelo Programa Municipal de Controle de Carrapatos e Escorpiões, um dos colaboradores do Instituto em fornecimento de animais e pesquisas, considerado um dos melhores serviços de coleta de escorpiões desde a década de 80.

 “O Instituto Vital Brazil é um grande parceiro institucional que temos. Esse é um material de interesse biomédico valioso que seria perdido se não fosse pelo empenho do diretor-presidente do Instituto, Adilson Stolet, a quem parabenizo por ter entendido a sua importância”, agradece José Brites Neto, médico veterinário coordenador do Programa Municipal de Controle de Carrapatos e Escorpiões.

Instituto

O Instituto Vital Brazil completou 100 anos em junho de 2019. É uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.

Publicada às 9h56

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *