quinta, 24 de setembro de 2020

Moradora de Niterói implora: ‘Eu quero viver’

Família levou cartazes para frente da Policlínica Municipal. Foto via Grupo Plantão Enfoco

Após quatro meses de espera por uma radioterapia, familiares da aposentada Rosileia Barbosa de Campos, de 58 anos, foram até a frente da Policlínica Sylvio Picanço, no Centro de Niterói, no início da manhã desta quarta-feira (5), para cobrar respostas sobre o início do tratamento. Eles levaram um cartaz com os dizeres: “Preciso de uma radioterapia urgente! Eu quero viver”.

Segundo a dona de casa e filha da aposentada, Vanessa Barbosa, de 39 anos, Rosileia fez toda a quimioterapia no Hospital Universitário Antônio Pedro. Porém, ao fim do tratamento, a paciente foi encaminhada para a Policlínica Municipal, a fim de passar por uma triagem e iniciar a segunda parte da intervenção.

“O tratamento da quimioterapia ocorreu perfeitamente no Antônio Pedro, mas a minha mãe ainda precisa da radioterapia para impedir que as células aumentem. Fomos encaminhados em outubro do ano passado e, até o momento, ela não foi chamada”, explicou Vanessa.

Rosileia, que mora no Barreto, teve um câncer de mama em 2018 e, no último ano, passou por uma cirurgia para a retirada do tumor. Na Policlínica Sylvio Picanço, a aposentada passaria por uma triagem e, somente após isso, seria encaminhada para uma clínica no Ingá, onde iniciaria o tratamento.

Ainda segundo a família, eles não têm dinheiro para arcar com os tratamentos, que custam em torno de R$ 7 mil.

“Não tem mais como aguardarmos na fila apenas para ela passar pela triagem. A gente está pedindo ajuda pois eles alegam que tem muita gente na fila e por isso a demora. Mas se demorar demais, o tratamento vai acabar regredindo”, declarou a dona de casa.

A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada, mas ainda não esclareceu como funciona o processo de espera e se há previsão de quando a paciente será chamada.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

27 thoughts on “Moradora de Niterói implora: ‘Eu quero viver’

  1. A Prefeitura de Niterói paga 500.000 reais para um cantor se apresentar na praia de Icarai por algumas horas, por que não compram ao invés disso aparelhos de radioterapia ou outras demandas para atender às pessoas que dependem do serviço público?

  2. Como disse a sheila Valadão va procurar até a defensoria pública ou o ministério público pra que seja tomada uma rescisão, mas çrecia ir com laudo médico esclarecendo todo o tratamento necessário a ser feito e de entrada.
    Boa sote e que Deus te cuide.

  3. E caso para justiça. Não se pode esperar.. atenção secretaria da saúde pública!!

  4. Julia Baptista procure se informar melhor sobre a distribuição de verbas destinadas a cada secretaria.
    Em caso de urgência todos deveriam procurar a justiça.

  5. É preciso votar em candidatos que realmente se preocupam com a população e não em quem defende os interesses dos grandes grupos econômicos como o atual governo federal e do estado do Rio. Pela lógica deles, o SUS deve acabar e a população deixada a própria sorte, quem tem dinheiro paga pelo tratamento, quem não tem morre. Aprender a votar é algo urgente no Brasil.

  6. Tenho saudade do tempo que não precisavamos aguardar meses ou até anos para uma consulta ou exame, íamos para a fila DO INSS(antigo INPS) pegavamos um número e éramos atendidos em qualquer especialidade médica, daí éramos encaminhados para fazer exames, hoje tudo tem que ser feito triagem, é atendido no clínico geral, esse encaminha para o médico especialista, muitas vezes demora tanto que o paciente morre e não é atendido, houve uma decadência em todos os sentidos no Brasil, ao invés de progredir, regrediu.

  7. Fiz radioterapia no Onkosol, hospital de primeiro mundo, equipamentos de última geração e atendimento de excelência pelos funcionários, da segurança e serviços gerais aos médicos à diretoria. Fui presenteado com o carinho e a cura, comemorada por todos com se rua familiares fossem. Atendimento sem discriminação, independente do encaminhamento por planos de saúde ou SUS, como no meu caso. Esqueça tudo e solicite encaminhamento ao Onkosol pelo SUS. Cure-se e seja feliz.

  8. Saudade do tempo que o escrevia uma carta fexava e dava pro paciente levar no particular era atendido no mesmo dia

  9. Estou nessa espera também, nem tratamento comecei, até aqui somente retirei o nódulo em 14.11.19. Se tivesse que me matar já o teria feito, pois quando notei o nódulo a médica n a mão colocou, dizendo que não era nada que a mama era densa, e eu fui nas águas dela. Já era o câncer em 2018. Nunca mais fui a ela. Tomei outro caminho pela clínica da família, operei mas médico pediu ressonância que acredito ficará pronta na próxima semana. É muita morosidade pra tudo, parece que a doença vai esperar. Quem não tem como pagar como eu, fica entregue a própria sorte. Só Deus para auxiliar.

  10. Estou com meu pai aguardando aqui em São Gonçalo ,estive
    nas contas médicas em janeiro, a pessoa que me atendeu disse que era para aguardar na fila ,pois quem ia chamar seria o governo estadual. Desde então estamos esperando.

  11. E uma vergonha por td país essa palhaçada, quem tem câncer não tem tempo para ficar em fila alguma deveria ser td pra ontem td o tempo e precioso,já nossos governantes são atendido nos melhores hospitais enquanto isso somos obrigadas a irmos para fila de espera vergonha, vergonha .

  12. o dia que essa fila do SUS for colocada na net, e com total transparencia, as coisas irão funcionar mais rapido….. mas enquanto eles tiverem o segredo, com certeza os fura filas privilegiados com pagamentos por fora, vão sempre ser atendidos primeiro…..já tentaram, mas o lobye é forte pra deixar do jeito que está…..

  13. Venha para a Fundação Cristiano Varella em Muriaé (MG). Lá tem tratamento humanizado.Sao o máximo em tudo.Lael e Misael Varella são inigualáveis.Braços de ferro.Anjos na vida de quem busca ajuda.

  14. Paga-se muito imposto em Niterói e a Saúde, Educação é zero. Sem falar no atendimento na própria prefeitura.
    Será que o Secretário Municipal de Saúde desconhece que CÂNCER não pode esperar? ????
    Revoltante…

  15. Conheci recente uma casca do Xingu que trata câncer. Eu tenho posso fornecer um pouco.
    Podem entrar em contato comigo

  16. Há diversos tratamentos naturais que curam o câncer, ou qualquer outra doença, o problema são as pessoas acreditarem neste tratamento que é comer do jeito certo, evitar alimentos industrializados com urgência, o açúcar, principalmente o refinado ( veneno puro) comer muito verde cru, ” há, mas é os agrotóxicos?” _ o iodo, 15 gotas numa vasilha com água, mergulha os vegetais e tampa, depois de 1h já pode consumir. Comer frutas e evitar a carne, pq ela neste século está doente, hoje não é mais confiável. O verde cura o câncer!

  17. vejam que é apenas sacanagem as campanhas que são feitas na TV, chamam as pessoas para fazerem esames e quando descobrem não fazem nada foi só para saber mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *