quinta, 26 de novembro de 2020

Moradores de SG dormem na fila para sacar auxílio emergencial

Fila deu a volta no quarteirão. Foto: Ibici Silva

Mesmo com liberação do auxílio emergencial de acordo com o mês de aniversário, a Caixa Econômica não conseguiu evitar as filas nas agências bancárias nesta terça-feira (28).

Em Alcântara, São Gonçalo, a fila partindo da agência atravessou a rua do valão e os beneficiários se aglomeraram por toda a extensão da Rua Laureano Rosa. Parte deles sem distanciamento ou máscara.

Este é o segundo dia de liberação do auxílio em espécie para quem não possuía conta bancária. Nesta segunda-feira (27) puderam sacar os nascidos em janeiro e fevereiro. Nesta terça, o saque foi aberto para nascidos em março e abril.

No entanto, parte da população aguardava na fila para tentar resolver os problemas do cadastro, por não ter obtido respostas no atendimento telefônico.

Este é o caso de uma das primeiras pessoas a ocupar lugar na fila. Simone da Silva, 50 anos, chegou às 23h da noite anterior para garantir atendimento. “E já tinha pessoas que chegaram antes de mim”, relata.

Moradora do Jardim Catarina, Simone está desempregada e conta com o auxílio para as contas do mês. “É um pingado, mas já ajuda”. Ela questiona o seu cadastro ter sido excluído do aplicativo dias após obter direito ao auxílio.

Ao final da fila, a designer de bolsas Pietra Piazzentini, 35 anos, aguardava para questionar onde está o dinheiro do seu benefício. “O aplicativo informa o benefício foi depositado, mas todas as vezes que tentei sacar não consegui”, relata. Moradora de Alcântara, ela sentiu no pequeno negócio de venda de bolsas o impacto da pandemia.

Casos como o de Pietra e Simone era comuns na fila. Em São Gonçalo, não foram avistados funcionários da agência ou de ordenamento urbano do município organizando o espaço entre a multidão.

Como funciona

Ao longo desta terça (28), a Caixa Econômica vai liberar R$ 3,6 bilhões para 5,1 milhões de beneficiários.

O saque pode ser feito tanto em agências da Caixa quanto lotéricas. As próximas datas serão:

29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos em julho e agosto
4 de maio – nascidos em setembro e outubro
5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Para realizar o saque, é preciso gerar um código através do aplicativo Caixa Tem, com validade de duas horas.

Após relatos de instabilidade no sistema, a Caixa lançou uma versão atualizada que comporta mais acessos simultâneos.

Os beneficiários que indicaram contas nos bancos públicos ou privados podem movimentar o auxílio através da internet, assim que o dinheiro for depositado.

Publicada às 12h

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *