Cidades

Moradores protestam por falta de luz no Barreto

Sem energia desde domingo (28), moradores se reúnem em protesto. Foto: Ibici Silva

Moradores da Travessa Florisbela, no bairro Barreto, Zona Norte de Niterói, organizaram um protesto por conta da falta de energia elétrica na manhã desta terça-feira (30). Os manifestantes iniciaram a mobilização por volta das 8h nas proximidades do Colégio Pedro II.

Segundo os moradores, funcionários da Enel estiveram na rua na noite de segunda-feira (29), mas não restabeleceram a energia por conta de uma árvore que caiu sobre a fiação. As equipes da concessionária informaram aos moradores que a remoção da árvore é de responsabilidade da Prefeitura.

Os próprios moradores escalaram a árvore para remover os galhos. Foto: Ibici Silva

Indignado, o morador Gilson Barbosa, 55 anos, escalou a árvore para cortar os galhos que estavam em contato com a fiação. Ao descer, foi aplaudido pelos manifestantes. "Estamos chegando ao terceiro dia sem luz. Temos idosos e crianças precisando de energia, alimentos estragando na geladeira. Se o problema era a árvore, tomamos a iniciativa, agora falta a Enel e Prefeitura resolverem", disse Barbosa.

"A gente não tem como trabalhar, sem energia elétrica não temos como dar o cupom fiscal dos clientes. Dos cinco telefones somente dois estão estão funcionando" disse uma funcionária.

"A venda tá fraca, não sei o que vou fazer por que tenho que pagar transportadoras", disse um comerciante.

Equipes do 12º Batalhão de Polícia Militar e da NitTrans se encontram na via principal, Rua General Castrioto, ordenando o trânsito.

Em alguns pontos da cidade, moradores reportaram ter permanecido sem energia elétrica por cerca de 35h. O problema teve início após fortes ventos que atingiram toda a região na noite de domingo (28).

Na noite de segunda, protestantes fecharam temporariamente um trecho do túnel Charitas-Cafubá. O trânsito no sentido Região Oceânica do túnel foi liberado às 20h10. Foram registradas também outras três manifestações, nos bairros Sapê, Piratininga e na RJ-104.

Segundo a concessionária Enel, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em ao menos 70% da rede afetada. O horário de atendimento da unidade em Niterói foi ampliado para atender clientes prejudicados pela interrupção.

Em atualização...

< Petrobras sobe R$ 0,07 o litro da gasolina Água no chopp da criminalidade no Boa Vista <