quarta, 16 de junho de 2021

Morre Helter Barcellos, presidente do Abrigo Cristo Redentor

Educador faleceu aos 84 anos. Foto: Reprodução/1Redes Sociais

O presidente do Abrigo Cristo Redentor (Acrerj) e um dos nomes mais conhecidos do ramo da Educação em São Gonçalo, o professor Helter Jeronymo Luiz Barcellos morreu, na manhã desta segunda-feira (4). O educador, de 84 anos, estava internado em um hospital particular no bairro da Estrela do Norte, após passar por um procedimento cirúrgico.

De acordo com pessoas próximas à família, o sepultamento do docente, que era aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), será restrito a 20 pessoas por protocolos do cemitério. Além de professor, Helter também já havia atuado como Secretário de Educação do município de São Gonçalo.

Natural da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, assumiu a gestão do abrigo em meados de 2019. Segundo o superintendente da instituição e amigo há quase 40 anos, Ademir Nunes Corrêa, Helter precisou passar por uma videolaparoscopia no dia 26 de dezembro, em uma outra unidade do Centro, mas já havia recebido alta. Dias depois, retornou à unidade mas foi transferido após precisar de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Três dias depois da operação, ele se sentiu mal e não conseguia se alimentar. Voltamos para o hospital, mas foi aconselhado a procurar uma unidade com UTI. Fizeram vários testes e exames, até para Covid-19, mas todos deram negativo. Ele havia melhorado e já ia receber alta, mas simplesmente não acordou hoje (segunda-feira)”, explicou.

Para Ademir, a perda do amigo de longa data vai deixar saudade não só para a família, mas para todos que conhecem o legado do professor Helter em São Gonçalo.

“Essa perda é enorme, porque ele era uma pessoa fantástica. Entramos no abrigo e ele sempre foi preocupado em colocar as contas em dia. Tínhamos um débito grande, mas com muito esforço conseguimos regularizar a situação de salários. Neste final de ano, ele estava extremamente satisfeito, porque estava conseguindo fazer do abrigo, uma instituição que honra os compromissos em dia”, relembrou o amigo.

O presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Jaime Vieira Rodrigues, também lamentou a morte do professor Helter. Trabalhando há mais de 20 anos no local, o conselheiro conta que o abrigo já soma a perda de três presidentes em mandato em pouco mais de dois anos.

“O presidente Helter entrou com muito entusiasmo e com projetos muito bons para o abrigo. A pandemia atrapalhou um poucos os planos dele, que sempre buscou elevar o nome da instituição ao mais elevado patamar”, disse o conselheiro.

Repercussão

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');