sábado, 26 de setembro de 2020

Morre jovem entubada que deu à luz por parto normal em Niterói

Jovem morreu uma semana após publicação da matéria. Foto: Ibici Silva

A moradora de São Gonçalo, Thais, de 27 anos, que comoveu profissionais de saúde do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, ao dar à luz a um menino enquanto estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Covid-19, veio a óbito. A informação foi confirmada pela direção da unidade nesta quinta-feira (10).

O bebê, que nasceu prematuro, de 34 semanas, e pesando um pouco mais de dois quilos, ficou internado na UTI neonatal do hospital, mas já teve alta e foi para casa com familiares. A paciente faleceu no final de julho, cerca de uma semana após a publicação da matéria.

O caso

Thaís estava com sintomas de Covid-19 – como desconforto respiratório – além de contrações, e procurou uma maternidade em São Gonçalo, no dia 11 de julho. Como na unidade de saúde não tinha o tratamento adequado, ela foi transferida no mesmo dia para o Azevedo Lima.

A jovem mãe precisou ser entubada e mantida de bruços, método usado para ajudar os pacientes a aumentar a quantidade de oxigênio que entra nos pulmões. O parto aconteceu no dia 12 de julho, e mobilizou equipes da emergência clínica e da maternidade. Thaís estava inconsciente e em estado gravíssimo.

Quando o bebê estava próximo de nascer, os médicos viraram a mulher de barriga para cima e, após o parto, a colocaram em posição pronada novamente. A cesariana não foi considerada pelo fato da paciente poder não resistir ao procedimento.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *