segunda, 26 de outubro de 2020

Mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga

A Lagoa de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, está sofrendo com a mortandade de peixes desde a tarde desta terça-feira (25), de acordo com a associação Piratininga Unida Moradores + Amigos (Puma).

De acordo com o presidente da associação, André Pimenta, cerca de dez espécies de peixes estão morrendo nas margens da lagoa.

“Não é a primeira vez que isso acontece por aqui, infelizmente eu já presenciei essa situação algumas vezes. O palpite é que esteja acontecendo o mesmo que aconteceu na Lagoa Rodrigo de Freitas, mas é difícil saber”, contou.

Na Via Chico Xavier, na altura do Clube de Tênis de Piratininga, a quantidade de peixes mortos deixa um cheiro desagradável para quem passa. Um morador da região, Gilvan Maciel, afirmou que em 20 anos nunca viu o espelho d’água tão parado.

“É uma covardia o descaso que a prefeitura tem com essa lagoa. O mau cheiro, os peixes mortos, a água completamente parada só mostram o quanto ela está abandonada”, disse.


Peixes mortos nas margens da Lagoa deixam mau cheiro na região (Foto: Ibici Silva)

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a ocorrência desses fenômenos é mais suscetível nessa época do ano nas lagoas em geral, especialmente em Piratininga.

“A mortandade é motivada pelas altas temperaturas aliadas ao assoreamento da lagoa (de baixa profundidade), em conjunto com a entrada de ventos e chuvas ao fim do dia que favorecem a redução do oxigênio dissolvido na água, e consequentemente, ocasiona a morte de peixes” afirmou o instituto em nota.

A prefeitura informou que técnicos estão no local averiguando a situação e que a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) está fazendo a retirada dos peixes e a limpeza da área.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *