domingo, 20 de setembro de 2020

Motoristas de ônibus devem fazer treinamento de respeito ao ciclista

Treinamento deverá ser realizado pelas empresas concessionárias dos serviços de transporte público. Foto: Divulgação

Os motoristas de ônibus intermunicipais serão obrigados a fazer treinamento para o respeito ao trânsito de bicicletas e similares em via pública. É o que define a Lei 8.715, do ex-deputado Wanderson Nogueira, que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada pelo Diário Oficial do Executivo, nesta segunda-feira (27).

Segundo a norma, o treinamento deverá ser realizado pelas empresas concessionárias dos serviços de transporte público, na admissão do condutor, anualmente e quando o motorista cometer infrações ou se envolver em acidentes com bicicletas. Ele incluirá estudo da legislação sobre o trânsito específica e capacitação prática para a convivência com os ciclistas. O motorista que não receber o treinamento não poderá trabalhar e a empresa estará sujeita à multa a ser estabelecida pelo órgão competente.

“O uso de bicicletas como meio de transporte é uma alternativa muito importante para a mobilidade urbana. Os ônibus e as bicicletas são veículos que circulam próximo aos bordos de pista. Com a desproporção de tamanho entre eles, a vida e a integridade do ciclista ficam ameaçadas caso o condutor do veículo de maior porte não obedeça aos instrumentos de preservação vigentes em nossa legislação”, explicou o ex-parlamentar.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Motoristas de ônibus devem fazer treinamento de respeito ao ciclista

  1. Eu como motorista de ônibus tomo um cuidado bastante especial com os ciclistas. Como a reportagem disse o tamanho do veículo é desproporcional. Muitas vezes o ônibus acaba ocupando toda a faixa de rolamento da via e dar ao ciclista o seu espaço de 1,5m como previsto no Código de Trânsito faz com que o ônibus ocupe a faixa ao lado e as vezes até mesmo a contra mão dependendo da via.
    Além é claro da imprevisibilidade das ações dos ciclistas e os que desconhecem as regras de trânsito (os as ignoram) trafegando na contra mão, avançando sob semáforos vermelhos ou subindo/descendo de calçadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *