Cidades

MTST cobra projetos habitacionais em Niterói

Barracas de lona montadas em frente ao prédio. Foto: MTST/Divulgação

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (8), manifestantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) realizam uma ação no calçadão da Prefeitura de Niterói, onde barracas de lona foram erigidas.

Segundo uma das líderes do movimento, Fabiana Souza, a ação visa cobrar da Prefeitura a promessa de um conjunto habitacional para famílias de baixa renda na rua Nilo Peçanha, no Sapê, bairro da região de Penbotiba.

Ao todo, onze barracas simbólicas foram montadas por volta das 7h no calçadão da sede da Prefeitura, na rua Visconde de Sepetiba, no Centro. De acordo com os organizadores, há cem pessoas reunidas no local.

"Nossa ideia é permanecer até sermos atendidos pela Prefeitura para avançar na negociação. Até agora, não recebemos sinalização por uma reunião", afirmou Souza.

Negociação

Há quatro anos, o MTST promoveu uma ocupação na região do Largo da Batalha, que reuniu famílias sem moradia. Para o movimento, o conjunto no Sapê foi um dos compromissos assumidos pela Prefeitura para desmontar a ocupação, que já chegava a 600 integrantes. Desde então, o projeto teve poucos avanços.

"Recursos públicos foram gastos com a desapropriação e estudos técnicos do terreno, mas ainda falta o projeto e iniciar as obras", afirmou o MTST em nota.

A Prefeitura de Niterói foi procurada para informar o andamento do projeto habitacional, mas ainda não retornou. A Guarda Municipal acompanha o ato.

< Polícia faz operação em SG após morte de PM na BR-101 Eike Batista volta a ser preso em ação da PF <