quinta, 22 de outubro de 2020

Multa para quem estiver sem máscara pelas ruas de Niterói

Multas começarão a ser aplicadas na quinta-feira a quem estiver sem máscara, afirmou o prefeito. Foto: Pedro Conforte/Arquivo

Quem sair sem máscara pelas ruas de Niterói, a partir da próxima quinta-feira (21), será multado. É o que afirmou o prefeito Rodrigo Neves (PDT), na noite desta sexta-feira (15). Segundo o chefe do Executivo, as medidas de distanciamento social vão continuar pelos próximos meses e se houver um aumento do número de mortes, um lockdown mais rígido poderá ser empregado na cidade.

Neves explicou que, na próxima quarta-feira (20), as medidas mais rígidas de isolamento social terminam em Niterói e darão lugar a uma retomada gradual para o que o prefeito chamou de ‘novo normal’.

“A gente conclui a restrição mais rigorosa, mas as medidas de distanciamento social permanecem. Niterói implantou as medidas para que a gente possa fazer uma transição gradual para o novo normal. Mas temos que ter a consciência que, até que uma vacina para o Covid-19 seja criada, teremos que continuar adotando estes hábitos que foram assimilados na pandemia”, esclareceu.

Dentre uma das medidas, é o uso de máscara obrigatório nas ruas. E, para isso, a prefeitura prometeu distribuir mais um milhão de máscaras, a partir de segunda-feira (18). A mesma quantidade já foi distribuída à população, anteriormente.

“O uso será obrigatório e teremos multas. As multas serão para quem não utilizar máscaras quando estiver em espaços públicos e circulando pela cidade. O bloqueio que nós fizemos em regiões limítrofes de Niterói são muito importantes e também serão mantidos. As ações continuarão e se houver uma escalada no número de casos, voltaremos para medidas mais duras”, afirmou Rodrigo Neves.

Retomada gradual

Até o dia 20, a cidade continua em estágio de lockdown, com aplicação de multas para quem circular sem comprovação de destino pelas ruas da cidade. Porém, de acordo o prefeito, um dia após o fim do isolamento total, Niterói começará gradativamente a retomar suas atividades, mas ainda muito restritas.

De acordo com Neves, parques e praças continuarão fechadas, mas o calçadão e a faixa de areia das praias serão liberadas, mas com restrições.

“Vamos abrir o calçadão e areia para atividades individuais, sem aglomeração e nada de esportes coletivos”, esclareceu.

Em relação aos comércios, o prefeito afirmou que shoppings e centros comerciais, que podem formar aglomerações, não irão abrir neste primeiro momento e a previsão é que continuem fechados por mais alguma semanas. Outras atividades que continuarão suspensas são as de cinemas e teatros.

“Precisa obedecer um conjunto de protocolos, relacionados ao atendimento distanciado do cliente, para que essa transição do normal seja incorporada por todos. Podemos voltar ao momento de restrição maior de circulação e até ter que agravar medidas, como algumas cidades estão fazendo”, informou.

Homenagem

O prefeito usou as redes sociais, nesta sexta-feira (15), também para convocar a população de Niterói para mais uma homenagem – na próxima terça-feira (19), às 20 horas – aos profissionais de atividades essenciais, que estão nas ruas durante o isolamento social.

Na primeira homenagem foi a vez dos profissionais da saúde, desta vez Neves pediu uma salva de palmas para além dos profissionais da saúde, mas para outros trabalhadores, como guardas, assistentes sociais, garis, caixas de supermercados e todos que estão em serviços que não podem parar.

Publicada às 20h58

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *