quinta, 24 de setembro de 2020

Museus do Rio autorizados a reabrirem

museu, amanhã, rio, flexibilização, prefeitura
Museus já estão autorizados a funcionar. Foto: Pedro Conforte

A prefeitura do Rio iniciou nesta terça-feira (1º) a 6ª fase da flexibilização, que será dividida em fase ‘6A’ e ‘6b’. Na fase ‘6A’ estão autorizados a funcionar: museus, galerias de arte, parques de diversão, bibliotecas e centros culturais. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30) durante uma entrevista do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

De acordo com a prefeitura, a 6ª fase foi elaborada de maneira criteriosa e cautelosa, por haver um número maior de atividades que poderiam provocar impacto nas curvas de contaminação. 

Também estão autorizados voltar a funcionar casas de festas infantis e espaços de recreação para crianças em shoppings. Segundo a prefeitura, a ocupação terá que se limitar a um terço da capacidade e os estabelecimentos deverão informar na entrada, com clareza, o limite e a quantidade de pessoas permitidas pela lei.  

museu, amanhã, rio, flexibilização, prefeitura
Museu do Amanhã se prepara para reabertura. Foto: Pedro Conforte

De acordo com a prefeitura, a duração da fase ‘6A’ será de pelo menos 30 dias. No fim desse período será feita nova avaliação pelo comitê científico, com base nos números de contágio, de ocupação de leitos nos hospitais e de óbitos.  

Ainda segundo a Prefeitura do Rio, todas as medidas previstas no Plano de Retomada do município são apenas previsões, que podem ser alteradas de acordo com o monitoramento das curvas de contágio da Covid-19.

Museu do Amanhã

Um dos atrativos culturais e turísticos do Rio, o Museu do Amanhã anunciou a reabertura para o próximo sábado (5). O local, que estava fechado desde março devido à pandemia, vai retomar as atividades com a redução de capacidade de visitantes, que ficará limitada a 1/3 do público. A compra de ingressos está disponível apenas online

museu, amanhã, rio, flexibilização, prefeitura
A turista Adriana Pereira, 38 anos, aproveitou o entorno do local. Foto: Pedro Conforte

Alguns turistas desavisados se surpreenderam com o espaço fechado. Mesmo assim, a viagem não foi perdida. Aproveitando a baixa circulação de pessoas no entorno do  museu, os turistas aproveitaram para tirar fotos, como foi o caso de Adriana de Ávila Pereira, de 38 anos, moradora do Rio Grande do Sul. 

“Não sabia que estava fechado. Fazer turismo na pandemia está difícil, aqui no Rio está mais restrito. Como vou embora na próxima semana, vou voltar para ver o museu aberto”, afirmou. 

Museu de Arte

A abertura do Museu de Arte do Rio (MAR) está prevista para a segunda quinzena de setembro. O museu disponibilizará dispensers de álcool gel, termômetros digitais, equipamentos para a equipe, sinalização, mudanças na climatização, alteração do sistema de vendas de ingressos e proteções de acrílico.

Além disso, o museu terá uma câmara de sanitização de acesso ao pavilhão, medidor de temperatura e detector de uso de máscara. A bilheteria será 100% online e o contato com pessoas será desnecessário para compra, acesso, visitação e saída. 

As visitas serão feitas com grupos de até 80 pessoas a cada duas horas, com todas as galerias abertas, limitadas a 20 pessoas por galeria. 

Em atualização…

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *