domingo, 25 de outubro de 2020

Mutirão de limpeza na Praia da Boa Viagem, em Niterói

Um grupo de voluntários realizou um mutirão de limpeza na Orla da Praia da Boa Viagem, na Zona Sul de Niterói, na manhã deste domingo (18). Só nas primeiras horas da ação foram recolhidos plásticos, garrafas pets, tampinhas, guimbas de cigarro, entre outros objetos. A iniciativa é do Grupo SOS Boa Viagem, representado por Ernani Ornellas e Gustavo Rodrigues, moradores da região. 

“Hoje foi um dia que a praia estava muito suja, por isso, até começamos a ação mais cedo”, disse Ernani. 

Os materiais recolhidos eram separados e colocados em um veículo de coleta da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN). 

Foto: Marcelo Tavares

“Entre os diferentes objetos recolhidos na praia, o que chamou mais atenção foi a quantidade de preservativos abandonados no local. Foram duas bolsas de 100 litros recolhidos do mesmo objeto”, contou Gustavo. 

Essa foi a segunda edição do projeto e os organizadores já planejam estender o mutirão para outras praias, deixando de chamar SOS Boa Viagem, para SOS Praias. 

“A gente quer ser itinerante nas praias da cidade”, disse Gustavo Rodrigues. 

Foto: Marcelo Tavares

O Engenheiro Ambiental Pedro Mottola Cordeiro, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, também participou da ação e sua responsabilidade foi de direcionar e dividir o material recolhido para reciclagem. 

“Muita coisa que coletamos aqui não foi jogado indevidamente aqui, vem muitas das vezes pelo mar. Existem muitas informações de dados que 80% de tudo que nós chamamos de poluição no mar vem da terra.”  

Pedro reforça que é preciso um trabalho em conjunto e de conscientização para acabar com as sujeiras nas praias. 

“Eu aconselho, de uma forma geral, para as pessoas terem uma destinação correta do lixo. Lugar de lixo é no lixo. É importante destacar que isso aqui não tem um caráter de solução, a gente não vai resolver um problema com essa ação de hoje, mas deve ser influenciado e realizado mais vezes. É importante ter a consciência que, além do que nós estamos fazendo hoje, tem muita coisa que temos que fazer por fora para, justamente, não precisar mais fazer isso aqui.”, disse. 

Para a realização do recolhimento foram distribuídos luvas e sacos de lixo recicláveis. Uma tenda foi montada na areia da praia com um coffee break.  

Todos os participantes estavam de máscaras de proteção e respeitando o distanciamento social. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *