sexta, 18 de setembro de 2020

Niterói acena volta às aulas no ensino médio da rede particular

Foto: Divulgação

A suspensão das aulas nas redes pública e privada em Niterói foi mais uma vez prorrogada pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT). A decisão, publicada no Diário Oficial do último sábado (29), agora valerá até o dia 30 de setembro. Apesar da prorrogação, a prefeitura já acena para a retomada gradual do ensino médio da rede particular neste mês de setembro, caso os índices da pandemia do novo coronavírus na cidade apresentem melhora.

O prazo anteriormente estabelecido findou nesta segunda-feira (31). Junto às escolas, também foram prorrogadas as medidas de isolamento social, a restrição de circulação e os protocolos de ocupação em uma série de atividades já reabertas, como shoppings centers e academias.

De acordo com a atualização do decreto, as aulas nas escolas da rede municipal de ensino de Niterói continuam suspensas até o dia 30 de setembro, com a possibilidade apenas de uma nova prorrogação. Já das instituições educacionais, que não integram o sistema municipal, como as unidades privadas, estaduais e federais, a suspensão vem acompanhada de um aviso:

A depender da evolução dos casos poderá ser retomada, de maneira gradativa, e obedecendo os protocolos de funcionamento já estruturados pelas áreas da Saúde e Educação, a atividade presencial das escolas, começando prioritariamente pelo Ensino Médio, conforme regulamentação em decreto próprio.

No último dia 19 de agosto, o governo do estado regulamentou uma possível volta às aulas, a partir da evolução positiva de regiões que apresentaram baixo risco de contaminação pela Covid-19, entre elas a Metropolitana II, que inclui Niterói. No decreto, o governador Wilson Witzel (PSC) determinou que as aulas presenciais na rede de ensino privada poderiam ser retomadas a partir do dia 14 de setembro.

Segundo a determinação estadual, a medida valerá apenas para regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação por, no mínimo, duas semanas seguidas antes da data prevista para a abertura. Para as demais unidades, públicas, estaduais e universidades, a retomada deverá ser apenas no dia 5 de outubro.

Plano de transição

Niterói encontra-se, atualmente, no estágio de cores Amarelo Nível 2. Seguindo o cronogramada da prefeitura, a retomada das aulas só poderá acontecer quando a cidade atingir o estágio Amarelo Nível 1. No início de agosto, Neves declarou em transmissão pelas redes sociais que a transição poderia acontecer até o final do mês. Entretanto, a previsão ainda não se concretizou, alegando que os ‘índices apresentaram apenas estabilidade’.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *