Cidades

Niterói alerta para o Outubro Rosa

Foto: Bruno Eduardo Alves/Ascom Niterói

Em outubro, Niterói fica rosa. A cor, que ilumina o Museu de Arte Contemporânea a partir desta quarta-feira (2), entre outros prédios públicos, marca a campanha de conscientização ao câncer de mama. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar uma programação com diversas atividades alusivas à data com o objetivo de compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.

“O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, por isso a importância da dedicação de um mês inteiro para chamar atenção sobre a detecção precoce, já que as chances de cura são muito maiores se for descoberto logo no início”, afirma a secretária de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

Os profissionais de saúde vão levar à população informações, dicas e orientações que ajudem a mulher a diagnosticar a doença no começo. As atividades serão promovidas por meio da coordenação do Programa de Assistência Integral à saúde da Mulher (PAISM), do Departamento de Supervisão Técnico Metodológica (Desum), em diversas unidades da rede pública.

Programação

A Policlínica Regional Guilherme Taylor March (PRGTM), no Fonseca, vai mobilizar nos dias 8 e 22, às 9h, profissionais de saúde e estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) para atender à comunidade. No dia 18, também no mesmo horário, Roda de Conversa sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama: autoexame e alerta aos sinais, com a enfermeira Luciana Araújo dos Reis.

Dia 22, às 8h, caminhada no Horto do Fonseca. Os usuários estão convidados a participar vestidos com camisas ou camisetas rosa, cor da campanha. Ao final do ato, todos darão um “Abraço Rosa” entorno do chafariz, com a participação de profissionais da regional, usuários e comunidade em geral. E no dia 28, às 9h, finalizando a programação da PRGTM, palestra sobre prevenção ao câncer de mama com a mastologista Tereza Cypreste.

A Policlínica Regional do Largo da Batalha divulgou também seu cronograma de atividades para o mês de outubro: dia 22, terça-feira, às 9h, palestra sobre saúde oral, com a técnica de higiene dental Maria José da Silva Aguiar. Na quarta-feira, 23, às 9h30, palestra sobre “Envelhecimento e os aspectos Sociais”, com a assistente social Bárbara Macedo. Dia 24, quinta-feira, às 9h, Roda de Conversa com o tema: “A Importância do Preventivo”, com a médica Fabíola Gouveia.  Na quarta-feira, dia 30, será a vez da oficina de cuidados com a pele no Dia da Beleza Mary Kay.

Já a Policlínica Regional de Itaipu, por sua vez, vai reunir mulheres no próximo dia 09, às 9h, para palestras, atividades e dinâmicas, com a participação da médica redidente de enfermagem em Saúde Coletiva da UFF, Samyra F.Gambarelli, que falará sobre cânceres de mama e de colo de útero. Já a enfermeira Elaine Tardelli abordará atividade física. A psicóloga Márcia Cristina, discutirá “violência doméstica e Lei Maria da Penha; e a nutricionista Mônica Walter apresentará as relações entre obesidade e câncer.

Na UBS Engenhoca, dia 09, às 9h, no auditório da unidade, a médica mastologista Tereza Cypestre vai comandar uma palestra aos profissionais e pacientes da unidade sobre os cuidados com a doença.

As Policlínicas de Piratininga, Engenhoca e Barreto, além de Unidades do Programa Médico de Família também terão atividades sobre o tema durante todo o mês.

Câmara de São Gonçalo também é iluminada

Foto: Divulgação/CMSG

Também por conta do Outubro Rosa a o prédio da Câmara de Vereadores de São Gonçalo também foi iluminada. A iluminação foi inaugurada na noite quarta-feira (2) e contou com a presença do coral de mulheres “Unidas pelas Vidas”.

O presidente da Câmara, vereador Diney Marins destacou a importância do empenho do poder legislativo nesta causa.  “De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil somará aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama até o fim deste ano. São números assustadores. Nosso intuito é despertar a conscientização das pessoas quanto ao diagnóstico precoce”, afirma Diney. 

Exposição

Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (2) a exposição “Unidas Pela Vida”. A mostra reúne fotos de mulheres que já venceram e outras ainda estão em tratamento contra o câncer. As fotografias ficarão expostas até a próxima terça-feira (8) deste mês no primeiro piso da Câmara. 

A exposição acontece em parceria com o Espaço Rosa, que é um espaço da rede pública municipal de saúde de atendimento específico às mulheres.

Segundo Lúcia Rodrigues, diretora do Centro Cultural, o evento deste ano contou com um diferencial.  “Além de iluminar de rosa a fachada que é tradicional da campanha, neste ano temos a novidade de trazer essa bela exposição.São mulheres corajosas e resilientes que não tiveram vergonha de se expor em fotos que retrata um momento difícil.Ela nos mostram nas imagens que é possível superar e vencer esse momento difícil como determinação e muita fé”, destacou.

< Miliciano é preso após trocar tiros com a PM em Itaboraí Com três gols anulados, Fla e Grêmio ficam no 1 a 1 <