quarta, 21 de outubro de 2020

Niterói confirma primeiro caso do novo Coronavírus

Caso foi confirmado na tarde desta segunda-feira. Foto: Agência Brasil.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou na tarde desta segunda-feira (9), através de boletim epidemiológico, o primeiro caso confirmado do novo Coronavírus (Covid-19) em Niterói.

Além de uma paciente em Barra Mansa e duas no Rio de Janeiro que já haviam sido divulgadas pela Secretaria, a SES confirmou cinco novos casos do Covid-19. Com isso, o número passou de três casos confirmados para oito no estado. Os novos pacientes são três homens (de 27, 42 e 70 anos) e duas mulheres (de 56 e 61 anos) que residem em Niterói (1) e Rio de Janeiro (4). Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável.

Os pacientes retornaram de viagens à Europa, entre os dias 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas. Quatro deles recorreram à rede de saúde particular e um recebeu atendimento médico domiciliar.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói esclarece que o paciente tem 27 anos e esteve no exterior. Ele foi atendido em um hospital particular e no momento está em isolamento domiciliar e passa bem. A FMS está acompanhando o caso.

A  Prefeitura  monitora todos os casos suspeitos do novo Coronavírus junto à Secretaria de Estado de Saúde e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Niterói possui um plano de contingência para a Doença pelo Coronavírus 2019 e desde o aparecimento dos casos na China, o município antecipou-se e criou um grupo de resposta rápida para assuntos relacionados à doença, com objetivo de garantir todos os cuidados e assistência necessária para os casos que possam surgir.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, não há transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro e os casos confirmados são importados do exterior.

“Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, explica Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde.  

O secretário esclarece ainda que técnicos da SES analisam o comportamento do vírus no Hemisfério Sul, como grau de transmissibilidade e letalidade.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

3 thoughts on “Niterói confirma primeiro caso do novo Coronavírus

  1. Deveriam comunicar à população qual é o bairro em Niterói, onde se encontra confinada a pessoa infectada.

  2. A pessoa infectada está isolada, monitorada pela vigilância sanitária e Fiocruz, totalmente curada apenas aguardando o final da quarentena

  3. Muito triste ler os comentários e saber que no dia 17/03/2020, o padrasto morre vítima da Covid 19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *