Cidades

Niterói divulga novo calendário do ISS

Primeiro pagamento com vencimento a partir de junho. Foto: Arquivo

Para mitigar os efeitos econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Niterói divulgou, nesta sexta-feira (20), o calendário de adiamento em três meses do pagamento de Imposto Sobre Serviços (ISS) para todos os setores. A parcela do mês de março deverá ser quitado apenas em julho.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves (PDT), o Gabinete de Crise deliberou a medida para aliviar o impacto fiscal, sobretudo para reduzir os danos aos comércios. A classe é uma das mais prejudicadas com o decreto de medidas restritivas de isolamento social, após o município declarar emergência de saúde pública.

"Estamos adiando o pagamento do ISS por três meses e isso dará um alívio ao setor de serviços que gera mais de 30 mil empregos. Um adiamento de cerca de R$ 100 milhões que vamos deixar de cobrar para reduzir os efeitos econômicos na cidade. Vamos propor à Secretaria de Receita Federal que esse adiamento, ou diferimento, no ISS seja feito também no Simples, porque é importante para uma série de atividades", disse Neves.

A resolução altera as datas de vencimento para pagamento do ISS pelos contribuintes obrigados à emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) e da Declaração de Serviços Recebidos (DSR). A determinação fica suspensa por 15 dias a fluência dos prazos processuais em processos administrativos tributários sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Fazenda.

Novo calendário

Março - 10/7
Abril - 10/8
Maio - 10/9
Junho - 13/10
Julho - 10/11
Agosto - 10/12
Setembro - 11/1/21
Outubro - 10/2/21
Novembro - 10/3/21
Dezembro - 12/4/21

< Rio tem 109 casos confirmados de Covid-19 Dirigente do São Paulo conta que Daniel Alves ficou perto de fechar com o Flamengo <