quarta, 02 de dezembro de 2020

‘Niterói Down Click na Beleza’ realiza 5º edição

Aproximadamente 300 pessoas participaram da 5º edição do “Niterói Click Down da Beleza”, no Campo de São Bento, em Icaraí, na manhã deste sábado (23). O evento realizado através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói, celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down com shows de talentos, desfile de moda de crianças, atividades culturais e presença de instituições que lidam com a causa da Síndrome na cidade.

Atividades culturais animaram os visitantes no evento. (Foto: Ibici Silva)

Adriana Neves, uma das organizadoras do evento, contou que o objetivo é trazer para Niterói a visibilidade das pessoas com síndrome de Down. De acordo com ela, o nome da campanha se refere a beleza da indiferença e chama atenção para um outro olhar de singularidade das pessoas.

Alunos da APAE de Niterói realizaram apresentação de capoeira. (Foto: Ibici Silva)

“Aqui eu sou mãe, gestora, pesquisadora e militante da causa social, um dos propósitos era a gente conseguir criar uma rede de fortalecimento de pais e de famílias para que pudéssemos estar fazendo uma troca de experiência e fortalecendo a luta em prol da inclusão. Hoje não é dia de comemorar mas de celebrar as conquistas e trazer a luta á tona”, relatou Adriana.

Nessa edição, a menina propaganda do evento é a Luiza, de 3 anos, que venceu a leucemia em 2018, doença que acomete muitas crianças com Sindrome de Down . Segundo a mãe, Patrícia Marinho, poder vencer essa luta e representar tantas crianças nesse evento é uma vitória.

Luiza, de 3 anos, foi a menina propaganda da 5º edição do ‘Niterói Down Click na Beleza’ . (Foto: Ibici Silva)

“É muito gratificante olhar para trás e ver que tudo valeu a pena e que minha filha sobreviveu ao câncer, eu posso dizer que o câncer perdeu para a minha filha”, disse emocionada.

O Niterói Down Click na Beleza foi lançado em 2015, no dia 21 de março. Esta data que homenageia os engajados na luta pela inclusão das pessoas com Down, não foi escolhida por acaso. Ela faz referência à terceira cópia do cromossomo 21, que é responsável pela alteração no DNA.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *