terça, 27 de outubro de 2020

Niterói em estágio de alerta devido às chuvas

Frio, chuva, Niterói, frente fria
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil. Foto: Pedro Conforte

A Defesa Civil de Niterói informou que o município entrou em estágio de ‘alerta’ na manhã deste sábado (22), devido ao elevado acumulado de chuva em alguns pontos da cidade desde a tarde desta sexta-feira (22).

O Centro de Monitoramento e Operações da Secretaria Municipal de Defesa Civil informou que a previsão é de chuva moderada ao longo deste sábado. As mudanças no tempo ocorrem devido a grande massa de ar frio que vem causando declínio acentuado de temperatura em vários estados do país desde a última quinta-feira (20).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas em Niterói podem variar de 15ºC a 19ºC, já no domingo, os termômetros podem marcar mínima de 13ºC e máxima de 21ºC, além de chuva isolada.

A Defesa Civil orienta que, em caso de emergência, a população entre em contato através do 199 ou do telefone 2620-0199.

Entenda os estágios do município:

Vigilância: ausência de chuva ou chuva fraca, com pouca a nenhuma possibilidade de intensificação para as próximas horas.

Atenção: chuva moderada ocasionalmente forte/muito forte, com possibilidade de continuidade e/ou intensificação nas próximas horas. Podendo causar pontos de alagamentos e deslizamentos isolados, gerando transtornos.

Alerta: chuva forte ocasionalmente muito forte, com possibilidade de continuidade e/ou intensificação nas próximas horas. Podendo causar alagamentos e deslizamentos generalizados em várias regiões da cidade.

Alerta Máximo: chuva muito forte registrada nas últimas horas, com alta possibilidade de continuidade e/ou intensificação nas próximas horas.

Rio

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção desde a madrugada deste sábado. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), acionou 16 sirenes em dez comunidades por causa do volume de chuva registrado no intervalo de 24 horas, superior a 125mm, principalmente na região da Grande Tijuca e Centro.

De acordo com o Alerta Rio, já choveu 75 mm (média de todas as 33 estações) em agosto, mais do que o esperado para todo o mês. Não houve recorde, mas já se pode dizer que é um agosto atípico para as médias históricas, de 47 mm. 

Publicada às 11h16

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *