domingo, 29 de novembro de 2020

Niterói envia reforço dos trabalhos de sanitização para a vizinha SG

Desinfecção SG
A intensificação dos trabalhos devem começar a partir deste sábado (2), conforme revelou o prefeito de Niterói Rodrigo Neves. Foto: Divulgação

São Gonçalo vai receber mais um apoio da vizinha Niterói no quesito combate ao novo coronavírus (Covid-19), já a partir deste sábado (2), com a intensificação da sanitização de ruas, sobretudo nas regiões limítrofes de ambas as cidades.

A ação é fruto de uma parceria feita em conjunto com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), além da Concessionária Águas de Niterói, e as prefeituras de Niterói e São Gonçalo.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disse no Gabinete de Crise contra o Coronavírus, na noite desta sexta-feira (1º), que ainda hoje todos os órgãos listados estruturaram uma ação de apoio para a realização das atividades no município vizinho.

“Hoje [sexta] estruturamos uma ação que vai contar com apoio de estruturas de caminhões de todos esses orgãos. Mais uma vez, numa atitude solidária com irmãos amigos de cidades vizinhas, vamos iniciar essa ação de sanitização de ruas que já foram feitas nas favelas, ruas e bairros de Niterói e que agora vamos reforçar na cidade de São Gonçalo”, explicou Neves, sem revelar maiores detalhes de ruas que vão receber as sanitizações e o cronograma dos trabalhos de higienização.

O produto utilizado para a limpeza das vias tem como base o quaternário de amônio de 5º geração, produto utilizado no combate ao coronavírus em cidades da China e da Europa. Desde o dia 23 de março, a higienização vinha sendo feita em Niterói por equipes da Clin e agentes de sanitização da empresa contratada para a aplicação.

O produto utilizado age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até seis meses, dependendo da circulação de pessoas. A solução química é a mesma usada pela China para desinfecção das ruas daquele País.

Hospital de campanha em SG

As prefeituras de Niterói e Maricá repassaram, cada uma, R$ 45 milhões para a construção do hospital de campanha em São Gonçalo, no Clube Mauá, além de outras ações de saúde no município. A iniciativa é fruto de um apelo do governador Wilson Witzel.

Os prefeitos de Maricá, Fabiano Horta, e de Niterói, Rodrigo Neves, assinaram, no início de abril, um protocolo de intenções para garantir que a prefeitura de São Gonçalo possa enfrentar a falta de recursos frente à pandemia da Covid-19.

Na época, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, agradeceu a iniciativa.

“Não existe bandeira partidária neste momento. Somos municípios vizinhos e podemos nos ajudar. Agradeço a todos pelo suporte. Temos cerca de 1,2 milhão de habitantes, mas poucos recursos. Concordo plenamente com as medidas restritivas decretadas pelo governador Wilson Witzel, que tem conduzido de forma correta todo este processo”, destacou. 

Publicado às 20h14.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *