sexta, 18 de setembro de 2020

Niterói fecha mais de 200 vagas de emprego em dezembro

Segundo o Ministério do Trabalho, foram registradas 3.702 admissões contra 3.907 demissões na cidade. Foto: Divulgação – Agência Brasil

Niterói fechou 205 vagas de empregos formais em dezembro de 2019, segundo pesquisa recente divulgada pelo Ministério do Trabalho. Foram registradas 3.702 admissões contra 3.907 demissões. Os dados indicam que os empresários locais demitiram mais do que contrataram no período entre 1º e 31 do mês. 

O setor de serviços foi o que mais demitiu, segundo o relatório. Os números apontam que das 3.907 demissões, 480 foram da área – que pode corresponder a serviços como conserto, manutenção, administração e etc. 

Em seguida, aparece a indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico com 31 desligamentos. Em terceiro lugar na lista de cortes surge a indústria têxtil do vestuário e artefatos de tecidos: 17.

Durante a mesma temporada de 2018, o município de Niterói registrou uma movimentação ainda maior de demissões se comparado a 2019, ficando com menos 209 postos de trabalho em todos os ramos (quatro a menos do que o ano sucessor), sendo 3.955 admissões, contra 4.164 demissões, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, Luiz Vieira, o panorama pode ser considerado ‘normal’, por se tratar de um período em que os gestores realizam mais ofertas de contratação temporária, não tendo expectativas de permanências.

“As empresas já contratam em outubro para o funcionário ter tempo de se capacitar e ficar adaptado. Depois do Natal dispensam e voltam para o quadro normal e acaba dando esse ‘boom’. Há uma rotatividade grande neste sentido. Isso acontece todos os anos. Nós adoraríamos um volume maior de admissão, só que após as festividades diminuem as vendas/procura e fica mais difícil”, explica. 

Estado do Rio

Os dados do Caged também apontam que seguindo o ritmo desfavorável de Niterói, a vizinha São Gonçalo não apresentou melhorias em dezembro de 2019 – uma vez que fechou o ano com 144 demissões (2.238 admissões, contra 2.382 desligamentos). 

O levantamento mostrou ainda que durante agrupamento de todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, a tendência de fechamento de postos de trabalho foi superior as contratações: 7.805 desligamentos (45.011 admissões, contra 52.816 demissões). 

Em contrapartida ao cenário diminutivo das demais regiões, Maricá apresentou resultado positivo com 52 novos empregados no período, o que representa 483 admissões, contra 431 desligamentos. 

Confira os setores de Niterói que mais abriram vagas em dezembro:

Comércio (232); Indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários, perfumaria (46); Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca (15); Indústria do material de transporte (15); Indústria mecânica (7); Construção civil (5); Indústria metalúrgica (3); Indústria do papel, papelão, editorial e gráfica (2); Administração pública (1).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *