Cidades

Niterói flexibiliza medidas e reabre comércios

Publicada às 12h17. Atualizada às 12h30

As medidas passarão a funcionar a partir da próxima segunda-feira (19). Foto: Pedro Conforte/Arquivo

Após três semanas de restrição, a Prefeitura de Niterói anunciou a flexibilização das medidas restritivas de combate ao Covid-19. Durante uma transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira (15), o prefeito da cidade, Axel Grael, anunciou a reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (19).

De acordo com Grael, a cidade continua na bandeira de cor laranja, porém muito próximo de chegar a bandeira amarela. Com isso, há a possibilidade do retorno ao plano de transição para o novo normal.

"Em função de todo esse esforço que fizemos junto com você, conseguimos reverter a curva e estamos com o indicador de síntese 10,5. Se diminuir para 10, a gente volta para a bandeira amarela. Isso mostra que todo esse esforço valeu a pena".

Apesar da reabertura de alguns setores, a prefeitura informa que o retorno será feito de forma gradual seguindo um calendário. Além disso, determinadas atividades só estarão permitidas quando a cidade retornar para fase da bandeira amarela.

Confira o que está permitido

  • 19/04Comércio de ruaServiçosShoppingsCentro comerciaisRestaurantes à lá carteLanchonetesCafeteriasAtividades esportivas individuaisAtividades coletivasAcademias
  • 20/04Bancas de jornalSetor de beleza
  • 21/04Clubes esportivos
  • 22/04Teatro, cinemas e similares

Os horários de funcionamento permitidos para cada setor serão reajustados e informado pelas autoridades. A prefeitura ressalta que os estabelecimentos poderão retornar desde que sigam os protocolos sanitários.

Proibido

  • Restaurantes com buffet
  • Bares
  • Quiosques de praia
  • Casas de show e similares
  • Casas de festas

Todas as atividades mencionadas terão o funcionamento autorizado somente quando a cidade estiver na bandeira amarela, nível 2. Exceto para a casas de shows e similares, que só poderão reabrir na bandeira amarela nível 1.

Escolas

A unidades escolares da cidade, que já estão funcionando desde o dia 5 de abril para alunos da educação infantil terão um novo calendário reabertura.

De acordo com o prefeito, alunos do ensino fundamental 1 que estão no primeiro, segundo e terceiro ano, poderão retornar na segunda (19). Os estudantes do quarto e quinto ano retornarão as atividades presenciais a partir do dia 24. Para o ensino fundamental 2, o retorno está agendado para o dia 3 de maio.

Já estudantes do ensino médio, ensino superior e outras atividades de educação só poderão retornar quando a cidade apresentar bandeira amarela nível 2.

< Frente Parlamentar pelo Desarmamento é criada pelo Senado Ministério da Saúde ultrapassa 50 milhões de doses de vacinas distribuídas <