domingo, 17 de janeiro de 2021

Niterói garante vacina contra Covid-19 para toda a população

Covid-19, coronavírus, pedestre, Niterói, Centro, pessoa, caminhando
Convênio firmado atenderá a toda a população. Foto: Pedro Conforte

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), assinou nesta quinta-feira (10), na sede do Instituto Butantan, em São Paulo, o memorando para o fornecimento de 1,1 milhão de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto, para Niterói. A quantidade é suficiente para imunizar toda a população da cidade de mais de 500 mil habitantes.

Pelo cronograma proposto ao Butantan e assinado pelo diretor institucional do Instituto, Raul Machado, seriam 300 mil doses disponíveis no fim de janeiro para profissionais de saúde e idosos, outras 300 mil doses para o fim de fevereiro, distribuídas aos cidadãos com comorbidades e profissionais de educação, e outras 500 mil para o restante da população durante o primeiro semestre, até maio.

A Prefeitura de Niterói fará o investimento de R$ 57 milhões no projeto de imunização, ao custo de 10 dólares por dose. Com recursos próprios para a aquisição da vacina, Niterói é a única cidade do estado do Rio, entre as 12 do país, a testar a fase 3 da vacina Coronavac, em parceria com o Instituto Butantan e a Fiocruz.

“Desde o início da pandemia, Niterói atuou com base na ciência e nas melhores experiências internacionais nessa batalha pela vida contra o coronavírus. Colocamos em prática um programa integrado de ações sanitárias, retaguarda hospitalar, apoio com renda básica às famílias mais pobres e crédito e apoio direto às pequenas empresas. Temos orgulho de participar do esforço mundial pela vacina e estar com planejamento para iniciar a vacinação de nossa população com segurança e o mais rápido possível”, disse Rodrigo Neves, que esteve no Instituto Butantan ao lado do secretário municipal de Saúde e médico Rodrigo Oliveira.

Assinatura do memorando no instituto. Foto: Divulgação

Ao lado do secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, o prefeito participou de uma reunião de avaliação dos testes da fase 3 para validação da vacina junto aos profissionais de saúde voluntários de Niterói. A cidade assinou acordo em julho e começou a fazer aplicação da vacina em agosto em centenas de médicos, enfermeiros e demais profissionais, com supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, Butantan e Fiocruz. Os resultados da fase 3 foram considerados excelentes,  com a plena imunização e nenhum efeito colateral.

Produção

Coronavírus, Covid-19, vacina, pandemia
O primeiro lote terá aproximadamente 300 mil doses. Foto: Pedro Conforte

O Instituto Butantan já deu início à produção da vacina CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus (covid-19), ainda em fase de testes, produzida pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Segundo o governador de São Paulo, João Doria, a produção da vacina foi iniciada na quinta-feira (9).

A produção será feita em turno sucessivo, 24 horas por dia, sete dias por semana, informou o governador. A intenção do governo de São Paulo é alcançar a capacidade máxima de até um milhão de doses fabricadas por dia. Até outubro, a unidade funcionava de segunda-feira a sexta-feira, em dois turnos.

A capacidade de envase diário planejado para a vacina no Butantan é entre 600 mil a um milhão de doses. O primeiro lote terá aproximadamente 300 mil doses. Até janeiro, o governo paulista prevê que 40 milhões de doses da vacina serão produzidas.

A fábrica do Butantan ocupa área produtiva de 1.880 metros quadrados e conta atualmente com 245 profissionais. Segundo o governo paulista, mais 120  funcionários serão contratados para reforçar a produção da vacina contra o coronavírus.

Com Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Niterói garante vacina contra Covid-19 para toda a população

  1. Até hoje, vacinas sempre foram fornecidas pelo Governo Federal.
    Esse cidadão tira dinheiro da cidade para aparecer. Graças a Deus sairá da Prefeitura e ficará esperando a justiça lhe cobrar seus erros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *