domingo, 17 de janeiro de 2021

Niterói inaugura unidade infantil na Ititioca

Unidade vai beneficiar aproximadamente 120 crianças com idades entre 2 e 5 anos. Foto: Douglas Macedo – Ascom Niterói

A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Jorge Nassim Vieira Najjar, no Capim Melado, na Ititioca, foi entregue pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), nesta quinta-feira (17). Essa é a 26ª escola municipal entregue nesta gestão.

A Umei vai beneficiar aproximadamente 120 alunos de 2 a 5 anos, moradores do bairro e seu entorno, em horário integral ou parcial. O prédio possui elevador para garantir acessibilidade dos alunos e sistema de aproveitamento de água de chuva.

A unidade contém quatro pavimentos e cerca de 572 m² de área construída. O espaço conta com 10 salas de aulas, cozinha, refeitório, banheiros, área de serviço, depósito, secretaria, sala de reuniões e pátio coberto. O prédio segue as normas estabelecidas pela Fundação Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Hoje eu estou aqui no Capim Melado, Ititioca, região tão querida e que apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Niterói. Inauguramos a 26ª escola nesse tempo de administração da cidade e criamos mais de 5 mil novas vagas na rede municipal de educação. Fizemos mais em oito anos do que foi feito nos últimos 20 anos. Essa região tinha um vazio da presença da educação. Construímos e implantamos uma escola como fizemos nos bairros do Caramujo, Sapê, Vila Ipiranga e tantas outras comunidades de Niterói”, disse o prefeito.

“Além da escola, a prefeitura fez vários investimentos em infraestrutura urbana, saneamento, contenção, pavimentação e equipamentos sociais na Ititioca, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e associados ao esporte”.

A secretária municipal de educação, Flávia Monteiro, ressalta o esforço feito para cumprir o Projeto de Educação Integrada.

“Ao longo desses anos, procuramos ampliar a oferta de vagas na educação infantil, conseguimos universalizar a pré-escola no município de Niterói e também avançar nas vagas para crianças de 2 e 3 anos. Todo esse esforço foi fiel ao Projeto de Educação Integrada. Nas nossas escolas temos 4 refeições, além do horário do sono e do banho que também é um papel da educação com a autonomia da higiene da criança. Além disso, começamos a avançar no projeto de educação integral para o ensino fundamental”, disse a secretária Flávia.

Homenagem 

A nova Umei recebeu o nome do professor Jorge Nassim Vieira Najjar, falecido este ano, que teve trajetória de destaque na área da Educação. Jorge Nassim Vieira Najjar (1959-2020) possuía graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004).

Atuou como Conselheiro Municipal de Educação de Niterói, Conselheiro Estadual de Educação e Membro do Fórum Estadual de Educação. O professor era conhecido pela sua generosidade intelectual e por acolher seus alunos, incentivando-os a crescerem academicamente. Sua esposa, Rosana Najjar, e os dois filhos estiveram presentes na cerimônia.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *