sábado, 05 de dezembro de 2020

Niterói inicia quarentena a partir de segunda

Prefeitura decretou quarentena na cidade. Foto: Arquivo/Marcelo Tavares

A Prefeitura de Niterói decretou quarentena na cidade em mais uma ação para reduzir a circulação de pessoas e conter o avanço do novo coronavírus no Município. O prefeito Rodrigo Neves anunciou, neste sábado (21), que a partir de segunda-feira (23) apenas serviços essenciais poderão funcionar. Só será permitido o funcionamento de farmácias, mercados, supermercados, postos de combustíveis, padarias, pet shops e clínicas veterinárias para casos de urgências.

O prefeito anunciou também, junto ao secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, que a suplementação ao orçamento necessário para que essas medidas possam ser cumpridas, principalmente na área de saúde e proteção social, chega a R$ 200 milhões. Neste sábado, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói abriu edital para contratação emergencial de 456 profissionais de saúde entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. A seleção será realizada por meio de análise de currículo, de forma totalmente online. 

“Precisamos manter nas ruas apenas os efetivos de segurança, saúde e limpeza. Nossa batalha contra este vírus não está nem começando. Temos, há praticamente uma semana, espaços públicos fechados, bloqueios aos acessos às praias, todas as medidas foram tomadas com o objetivo de salvar vidas. Por isso, a quarentena é fundamental neste momento”, reforçou Neves.

Neves antecipou, ainda, que na segunda-feira (23), a cidade receberá três ambulâncias com UTI, e reforçou a importância do telefone 192 para o acionamento da população nos casos graves. 

Vacinação contra a gripe

 O chefe do Executivo lembrou que, também na segunda-feira, será iniciada a vacinação contra a gripe e fez um alerta:

“A população não precisa correr. A vacinação vai durar 60 dias e estamos adotando iniciativas que contribuirão neste processo de imunização. As equipes do programa Médico de Família realizarão atendimento domiciliar também. Além disso, colocaremos um sistema estilo drive thru na porta de unidades de saúde para que os idosos possam ser vacinados na porta do carro”, disse.

Neves ressaltou, ainda, que há vagas nos abrigos do Município para acolhimento da população de rua e, caso este número não seja suficiente, serão arrendados hotéis que estejam fechados para o encaminhamento dessas pessoas.

“Até terça-feira vamos concluir a entrega das 32 mil cestas básicas para as famílias que alunos da rede pública de ensino. Caso haja necessidade, vamos providenciar cartões alimentação para as famílias que mais precisem”, pontuou.  

O número 153 de atendimento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) também estará disponível para que a população possa informar e denunciar casos de não cumprimento de quarentena e isolamento social.

Hospital arrendado 

 Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, o prefeito Rodrigo Neves esteve no Hospital Oceânico, , em Piratininga, na Região Oceânica, na manhã deste sábado (21), onde encontrou com profissionais que irão integrar o processo de implantação dos 140 novos leitos que serão abertos na unidade nas próximas semanas.

A Prefeitura de Niterói está arrendando, pelo período de um ano, a unidade para servir como polo de atendimento aos eventuais pacientes que contraíram o novo coronavírus. Será o primeiro hospital público do Brasil a oferecer 140 leitos com respiradores e unidades de tratamento intensivo exclusivos para a Covid-19. A unidade, construída pela iniciativa privada, está praticamente pronta e inutilizada. Enquanto isso, o Município já concluiu a instalação de 14 leitos de UTI com respiradores no Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, prontos para uso imediato, caso necessário.

“Esta unidade, da rede particular, estava fechada há dois anos. Fizemos um levantamento junto a outras unidades que estão desativadas e esta foi a que apresentou as melhores condições para nos atender neste momento de emergência. Vamos tornar esta unidade um hospital de referência para acolhimento e tratamento do coronavírus. Estamos trabalhando para que em 20 dias ele esteja funcionando”, disse Rodrigo Neves.  

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

3 thoughts on “Niterói inicia quarentena a partir de segunda

  1. Como ficam os porteiros que estão indo trabalhar lidando com entregadores e moradores e depois voltando pra casa ??

  2. Rodrigues Neves Parabéns mostra p o mundo principalmente p Bolsonaro sua atitude humanitária q este até o momento não teve é notório q você largou na frente gratidão do povo niteroiense q temos você muito mais que Prefeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *