segunda, 25 de janeiro de 2021

Niterói inicia testagem rápida para novo coronavírus

Morador do Fonseca testou positivo no teste rápido. Foto: Ibici Silva

A testagem rápida de pacientes para o novo coronavírus, iniciou nesta sexta-feira (17), em Niterói. O trabalho, que começou pela Zona Norte da cidade, será feito de forma gradual e seguirá experiências internacionais.

O plano da Prefeitura, segundo nota, é seguir as experiências internacionais com a testagem em massa. Ao longo da curva da pandemia, o Município espera testar um a cada 10 habitantes. O número chega a ser superior ao alcançado pelos EUA (1 teste para cada 164 habitantes) e Coreia do Sul (1 teste para cada 100 habitantes). O Brasil tem uma taxa de testagem atualmente de 1 a cada 2.850 brasileiros.

“Estamos iniciando um dos principais projetos da prefeitura para aumentar a capacidade de informações e conseguirmos, dessa forma, saber como está se disseminando o vírus na cidade. Com esses resultados, conseguiremos saber o conjunto das ações de isolamento e quarentena que deveremos tomar”, informou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Segundo Rodrigo, além dos pacientes com sintomas graves e profissionais da saúde, a prefeitura também iniciou os testes em pacientes com sintomas leves. Os resultados saem em apenas 10 minutos.

Os testes já estão disponíveis nas unidades da família das ruas Teixeira de Freitas, Jonatas Botelho e Travessa Bernardino, além do Caramujo, no Morro do Céu e Viçoso Jardim. A partir da próxima semana, de acordo com o secretário de Saúde, o exame estará disponível em outras unidades da cidade.

O teste sorológico será feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe de atenção básica, através do programa Médico de Família. A intenção é conhecer o comportamento da doença e, dessa forma, estabelecer estratégias mais efetivas para qualificar o planejamento das ações em Niterói.

O primeiro paciente a fazer a testagem rápida na Clinica da Família Dr. Antônio Peçanha, que fica na Rua Teixeira de Freitas, foi o morador da Rua Riodades, no Fonseca, Francisco Antônio de Azevedo, de 54 anos. Ele contou que está desde o último dia 6 em quarentena após sentir alguns dos sintomas da doença.

“Eu tive febre, dor nas costas, perda de apetite e tosse seca, como se fosse alergia. Fui encaminhado daqui da Clínica da Família para o Hospital Municipal Carlos Tortelly. Hoje [sexta-feira], me chamaram para fazer o exame, mas já não estou com os sintomas. Tenho plaquetas baixas, porque tive hemorragia interna devido a varizes no esôfago e sou hipertenso”, disse o gerente de supermercado, que testou positivo.

A esposa de Francisco, Zilmar Bezerra de Azevedo, 58, também realizou o exame, porém o resultado foi negativo.

Centros de referência de quarentena

A avaliação de quem será testado será feita pelos profissionais do programa Médico de Família, que estão sendo capacitados. Se as pessoas com resultado positivo não tiverem condições de fazer o isolamento social em casa, serão orientados a fazerem o isolamento nos centros de referência de quarentena que estão sendo criados pela Prefeitura, onde serão assistidas por pelo menos 14 dias.

“Assim vamos combatendo e vencendo essa guerra contra o novo coronavírus, evitando a sua propagação rápida e, assim, salvando vidas”, disse o prefeito Rodrigo Neves, em transmissão através das redes sociais nesta quinta.

Boletim epidemiológico

Niterói registrou até a noite de quinta-feira (16), 12 óbitos e tem 87 curados. De acordo com o boletim epidemiológico são 185 casos confirmados, 32 hospitalizados, sendo 12 em Unidades de Terapia Intensiva, 54 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Fundação de Saúde do Município.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

3 thoughts on “Niterói inicia testagem rápida para novo coronavírus

  1. Boa tarde!
    Estou isolado em casa desde terça feira 14/04. Tive febre segunda a noite e terça o dia todo. Estou com a garganta inflamada mas não a ponto de ter dificuldade para engolir, estou com tossi seca aumento a cada dia que passa. Isso é sintoma da covdi19? Como faço para fazer o teste? Moro com minha mulher e minha filha de 5 meses .

  2. Minha irmã está com todo os sintomas do covid19, como ela tem que proceder para fazer o teste!!
    O telefone de 37070066
    Lucimar Pereira dos Santos tem 64 anos

  3. Parabéns a Prefeitura de Niterói pelas iniciativas de ponta dando exemplo a muitos Governantes. Que Deus nos Proteja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *