domingo, 29 de novembro de 2020

Niterói já tem 409 casos confirmados do coronavírus

Niterói teve quatro novos casos confirmados em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas. Foto: Ibici Silva – Arquivo

Niterói teve quatro novos casos confirmados em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas. Até a noite desta sexta-feira (1º) a cidade chegou a um total de 409 confirmações pela doença. O número de óbitos se manteve em 25, segundo revelou o prefeito Rodrigo Neves (PDT).

170 pacientes estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde, enquanto 55 pacientes permanecessem hospitalizados. O número de pessoas recuperadas já chega a faixa de 159.

Neves, portanto, não revelou os perfis dos novos pacientes diagnosticados, como região onde moram e idades. “Os números que a gente esclarece são importantes, mas a realidade é ainda mais grave, da mesma forma que os números que o Governo Federal informa”, contou o prefeito, enfatizando que ainda há subnotificação em todo o país.

Ainda no Gabinete de Crise contra o Coronavírus, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, esclareceu durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta noite de sexta (1º), que a expansão da retaguarda hospitalar na cidade tem estado à frente da expansão do vírus e do aumento do número de casos, que consequentemente podem demandar internações.

“Ao contrário de outras cidades vizinhas, isso tudo tem feito com que não tenhamos um pré-colapso ou colapso. Para continuarmos com esse padrão achatado, com velocidade menor de contágio do que nas demais regiões, é fundamental que a gente persevere com o isolamento. É fundamental que cada um e cada uma fique em casa”, pontuou.

Isolamento social

Mais cedo, Neves discutiu com os prefeitos de São Paulo, Bruno Covas, e de Recife, Geraldo Júlio, as medidas que estão sendo tomadas em cada uma das cidades para combater a pandemia do novo Coronavírus, por meio do canal do Fórum Inovação Saúde (FIS) no YouTube.

O debate teve a mediação de Josiel Vilar, presidente da iniciativa FIS, com comentários do CEO do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap.

O prefeito de Niterói destacou que não existe vacina ou medicação para recuperação rápida dos pacientes infectados e que a única forma de conter o avanço da pandemia é o isolamento social.

“Não temos vacina, não temos medicação que possa curar rapidamente as pessoas nos leitos de UTI. O novo coronavírus avançou rapidamente. A epidemia que começou na China em dezembro, chegou à Europa em janeiro, em fevereiro avançou para os Estados Unidos e no início de março já tinha chegado ao Brasil e ao continente Sul Americano. A nossa geração nunca viveu uma situação semelhante”, disse Rodrigo Neves.

O prefeito também ressaltou que um dos maiores desafios tem sido enfrentar as múltiplas consequências da pandemia, que tem uma dimensão que ultrapassa a área de saúde.

“A pandemia não é apenas um fenômeno de saúde pública. Essa é a face mais visível. Mas há graves consequências econômicas e sociais envolvidas. Para enfrentar a pandemia, portanto, não há soluções simples. As respostas são complexas e é preciso ter uma visão integrada com várias ações coordenadas pelo poder público”, concluiu.

Rodrigo Neves também enumerou as ações que a prefeitura de Niterói tem implementado para conter a pandemia, como a sanitização de todas as ruas e comunidades, a distribuição de um milhão de máscaras, a aquisição de testes rápidos, a criação de um centro de quarentena, a inauguração de um hospital voltado para os pacientes graves da doença, a decretação do fechamento do comércio e do isolamento social, o pagamento de auxílio emergencial para a população carente, a linha de crédito para empresas, entre outras medidas.

Publicado às 19h32.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *