Cidades

Niterói mobiliza equipes para ordenar o carnaval

A Prefeitura de Niterói realizou um planejamento envolvendo várias secretarias e órgãos municipais para garantir a tranquilidade e segurança da população durante o carnaval. A expectativa é de que 750 mil pessoas, entre foliões da cidade, visitantes e turistas, participem da festa na cidade.

Os blocos de pré-carnaval arrastram multidões em Niterói (Foto: Ledilson Paiva/Colaboração)

A Guarda Municipal estará com todo o seu efetivo nas ruas e equipes da Clin terão turmas especiais cuidando da limpeza no rastro dos blocos e nos principais pontos de concentração dos foliões.

A Nittrans também reforçou equipes e cuidará das interdições e desvios no trânsito onde for necessário. Os hospitais municipais funcionarão normalmente e equipes da secretaria municipal de Saúde estarão de prontidão, assim com os agentes da Defesa Civil municipal.  

O carnaval de Niterói será aberto oficialmente neste sábado (2), às 9h, na Rua da Conceição, com a tradicional entrega das chaves da cidade ao Rei Momo do Carnaval de Niterói 2019, Pablo Jales.

A Rua da Conceição também será a passarela para os desfiles oficiais de escolas de samba e blocos de Niterói a partir de segunda-feira (4). Serão 85 blocos que farão seus desfiles em praticamente todos os bairros.

Segurança

Ao todo, 565 guardas municipais darão cobertura aos locais de maior movimentação dos blocos e na área de desfile oficial, com uma média de 155 agentes atuando por dia. Eles contarão com o apoio de 38 viaturas. Ao todo 435 folgas foram suspensas para aumentar o ordenamento dos blocos, carnavais de bairro e desfiles na cidade e 62 servidores só entrarão de férias ao fim da folia. Os serviços extras serão remunerados através do Regime Adicional de Serviço (RAS), quando o agente trabalha em sua folga.

Em caso de emergência, a população pode ligar para o plantão de emergência do telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que funciona 24 horas.

Saúde

Durante os dias de carnaval toda a rede de saúde de urgência e emergência de Niterói funcionará em alerta, 24 horas por dia, como os hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho, Psiquiátrico de Jurujuba, Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira, Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca. O Samu estará de prontidão com sua frota completa.

Interdições 

A Operação de carnaval da NitTrans contará com 50 agentes de trânsito, cinco motocicletas, cinco viaturas e quatro reboques para emergências. O tráfego de veículos será totalmente interditado na Rua da Conceição entre o sábado (2) e a terça-feira (5), sempre entre 15h e 4h, para a realização do desfile das Escolas de Samba em Niterói, no trecho entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro.

No entorno da Rua da Conceição haverá interdições para concentração e dispersão dos componentes e das alegorias das Escolas de Samba. O trânsito será fechado a partir das 13h do sábado (2) até às 15h da quarta-feira (6) nas seguintes ruas: Maestro Felício Toledo, entre Amaral Peixoto e Conceição; Travessa Acadêmico Walter Gonçalves; Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, entre Amaral Peixoto e Conceição.

Permanecerão fechadas a partir das 16h do sábado (2) até às 15h da quarta-feira (6) a Rua Almirante Teffé, entre Amaral Peixoto e a José Clemente; e a Travessa Alberto Vitor, entre Conceição e José Clemente.

Algumas ruas terão apenas faixas específicas interditadas, mas o trânsito continuará aberto. A Avenida Visconde do Rio Branco, sentido Ponta D’Areia, terá a faixa da direita interditada ao tráfego entre 15h do sábado (2), e 15h da quarta-feira (6), no trecho entre a Rua da Conceição e a Avenida Ernani do Amaral Peixoto.

Na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, as duas faixas à esquerda serão interditadas entre a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro e a Avenida Visconde do Rio Branco, sempre entre 15h às 4h, a partir do sábado (02) até a terça-feira (05).

Bairros

Os eventos de carnaval nos bairros também contarão com apoio da NitTrans. Entre os mais movimentados, que exigem mais ações de ordenamento de trânsito, estão o Carnaval de Itaipu, com interdição da Avenida Central Ewerton Xavier entre as Ruas Edson Zuzart e Carlos Tavares Nunes, do dia 1° ao dia 5, entre 19h e 2h; e o Carnaval do Rio do Ouro, com interdição da Estrada Velha de Maricá, do dia 1° ao dia 5, entre 18h e 2h, entre o trevo do Rio do Ouro e a Rua Jorge Rachid.

< Carros alegóricos começam a se posicionar para o desfile RJ-106 recebe nova passarela <