sábado, 24 de outubro de 2020

Niterói oficialmente na folia a partir deste sábado

Cordão do Bola Branca abre o carnaval de Niterói. Foto: Marcelo Tavares / Arquivo
Cordão do Bola Branca abre o carnaval de Niterói. Foto: Marcelo Tavares / Arquivo

O Carnaval Niterói 2020 começa oficialmente nesse sábado (22), a partir das 11h, na Rua da Conceição, no Centro. O primeiro dia conta com a tradicional lavagem da rua com integrantes da União Espiritualista de Umbanda e Religiões Afro Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (Ueuaerj). Em seguida começa o desfile do bloco Cordão do Bola Branca e finalmente a entrega das chaves da cidade para a Corte Momesca.

Formado por membros da terceira idade de Niterói, o Cordão do Bola Branca se concentrará em frente ao Palácio Correios, já a entrega das chaves da cidade será feira para o Rei Momo, Luis Felipe Costa, a Rainha do carnaval, Érica dos Santos e as princesas Rafaela da Conceição e Ariane Rocha.

“Grandes cidades como São Paulo, Rio, Bahia e outras capitais priorizam o carnaval por ser a festa mais popular do País e a de maior apelo para o Turismo. Niterói não foge à regra”, afirma o presidente da Neltur, Paulo Novaes.

Desfiles

samba, escolas, agremiações, neltur
Agremiações de Niterói fazem três dias de desfiles na Rua da Conceição. Foto: Ibici Silva / Arquivo

Trinta e duas escolas desfilarão na Rua da Conceição nos dias 23, 24 e 25. Segundo a Neltur, o evento é considerado o segundo maior do Estado. Nas ruas, cerca de 100 blocos desfilam em 15 bairros em todo o município.

Turismo

Como no Réveillon, quando a rede hoteleira teve 100% de ocupação, a Neltur trabalha na expectativa de que o polo hoteleiro também tenha lotação máxima no Carnaval. Em pesquisa realizada em pousadas e hotéis da cidade, principalmente na Região Oceânica, a ocupação já é de 90% da capacidade.


Niterói possui aproximadamente 1.080 unidades habitacionais (quartos compartilhados) e 2.300 leitos e conta com uma rede hoteleira ampla com todos os tipos de hospedagem. Especificamente sobre hostels, Niterói conta com 6 unidades, somando 33 unidades habitacionais.


De acordo com o levantamento realizado pelos Centros de Atendimento ao Turista – CATs de Niterói, Niterói receberá turistas vindos de todas as partes do mundo e também de outros estados brasileiros. Do exterior, tem foliões da Alemanha, Chile, Bélgica, México, Coréia do Sul, Canadá, Guatemala, Rússia, Itália, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Noruega, Portugal e Turquia.

Para Paulo Novaes, “a importância do carnaval para a cidade não está apenas no aspecto do lazer, mas da geração de centenas de empregos e do movimento da economia local, em vários polos como o hoteleiro, gastronômico e também na área de serviços como transporte, comércio, supermercados, lojas de roupas e fantasias. É um investimento que traz retorno para setor econômico da cidade”, destaca.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *