terça, 22 de setembro de 2020

Niterói pode ficar sem carnaval de rua

Banda do Ingá, Bloco, Carnaval
Os destinos de todos os blocos são incertos. Foto: Ledilson Paiva / Arquivo

A partir das recomendações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e do rigor das exigências da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Niterói pode ficar sem carnaval de rua e espantar de vez o folião para o Rio.

Depois do cancelamento do bloco ‘Vou Zuar’ e do ‘Que Se Chama Amor’, o MP, através da promotora de Justiça Renata Scarpa, expediu recomendação ao município de Niterói, para que revogue imediatamente a realização dos ditos “mega eventos”. Sendo assim, os destinos de todos os outros blocos são incertos.

Por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania do Núcleo Niterói, o MP informou que todas as autorizações para a realização dos eventos previstos para o carnaval 2020 na cidade de Niterói que não estejam legalizados e autorizados com o nada opor de todos os órgãos públicos, especialmente os ditos “mega eventos” devem ser cancelados.

No documento, o MPRJ recomenda que o município também suspenda imediatamente os incentivos financeiros a esses eventos que não se legalizaram. Em caso de já ter havido o repasse, deve ser exigida a devolução dos valores ante a culpa exclusiva do beneficiado que deixou de cumprir a obrigação legal.

A promotoria recomenda ainda que o município divulgue de forma ampla o cancelamento dos eventos esclarecendo as razões de decisão; intime os organizadores do evento imediatamente da decisão, exigindo-se destes, pelo descumprimento das normas legais, a ampla divulgação do cancelamento com as devidas razões.

Bloco ‘Que Se Chama Amor’

‘Que Se Chama Amor’ anunciou nesta sexta-feira (7) o cancelamento da primeira edição do bloco, que seria realizado na praça José Martí, na Praia de São Francisco, na Zona Sul de Niterói, neste domingo (9). A concentração estava marcada para às 14h.

“É com extremo pesar que a organização do Que Se Chama Amor comunica que o bloco será cancelado em razão da recomendação feita pelo Ministério Público e demais órgãos competentes”, informou a produção do evento.

Eles ainda acrescentaram: “Ficamos muito tristes e esperamos que tenham certeza de que fizemos todo o possível para que o evento ocorresse. Estávamos mais que animados, seria nosso primeiro ano como bloco de rua. Nos preparamos de verdade para esse momento, mas por vontades alheias à nossa, não conseguimos”, divulgou.

Sambaí

No último domingo (2), pelo menos dez pessoas deram entrada no Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, após se envolverem em uma confusão entre foliões que estavam no bloco Sambaí, que aconteceu na Concha Acústica, em Niterói.

A confusão teria acontecido do lado de fora do evento. No dia do bloco, um homem, de 48 anos, suspeito de furtar celulares, ainda teria sido agredido por foliões.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

35 thoughts on “Niterói pode ficar sem carnaval de rua

  1. Fica a pergunta, a banda do ingá será na Concha? Mesmo sem estrutura e segurança?

  2. Esses eventos só trazem, desordem, sugerira, brigas e vandalismo.
    Acho muito coerente.

  3. BOA TARDE.
    Sou a favor de não ter carnaval, pois a cidade só tem beleza.
    É o que o prefeito sabe fazer.
    Enquanto a Saúde está em uma situação muito precária.
    Filas e filas para se fazer um exame.
    Os pacientes que está a espera de Radioterapia, desesperados pois estão em uma fila enorme.
    Tudo porque?
    Culpa do Município que não pagou o extra teto, que é lhe devido.
    Ainda se sujeitando estes pacientes, irem se tratar em Campos.
    Absurdo.
    Paciente debilitado. Como irá e encarar 8 horas só de estrada, ainda o tempo que fica de tratamento.
    Tendo que ir e voltar todos os dias.
    PARA QUE CARNAVAL.
    SE O MUNICIPIO NÃO CUMPRE COM NECESSIDADES MAS NECESSÁRIAS.
    ” ALO ” MINISTERIO PUBLICO.
    ” ALO ” MINISTERIO DA SAUDE.
    MINHA REVOLTA E INDIGNAÇÃO.

    REGINA

  4. Triste saber que Niterói não tem estrutura e segurança para realizar blocos, e ao invés de terem preparado a cidade, eles cancelam os blocos. Um absurdo

  5. Aos festeiros desejo otimo carnaval. Mas acho q Niteroi nao comporta este tipo de evento. Na Amaral Peixoto , talvez. Alem do mais tem uma populacao grande de idosos q querem paz e tranquilidade. Saudade da Niterói vazia no carnaval.

  6. Triste saber que o Carnaval acabou em Niterói . Nossos governantes conseguiram terminar com a grandiosidade dos desfiles na Amaral Peixoto e com incentivo zero temos algumas pequenas escolas qui desfilam na rua da Conceição sem
    estrutura.
    E se a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros alega que não possuem estrutura para dar segurança nestes eventos eu fico muito preocupada…pago anualmente altos impostos e ainda pago uma taxa de incêndio para manter um serviço público.
    Quero acreditar que esses cancelamentos não tenham sido mais de cunho político do que de segurança.
    Vamos ver se vai ter Banda do Inga que no ano passado tornou a Praia de Icaraí um campo de batalha.

  7. Meu sobrinho está em coma no Hcn…. Ele estava no bloco do dia 2 e teve todos os seus pertences roubado e passou por cirurgia na cabeça ?

  8. É sério isso? Nosso país passando por uma crise sem tamanho e o povo preocupado se vai ter carnaval ou não. É por isso que os políticos sambam na cara do povo

  9. Penso que é absurda a proibição de blocos,afinal quase todos os blocos de Niterói são pequenos,a violência não vem dos blocos,vem das pessoas mal intencionadas que aproveitam o momento para más intenções,deveria era ter mais policiamento,mais rigor com a bebida nós eventos, afinal os blocos de rua ainda são uma brincadeira entre moradores.Vamos prefeitura trabalhar em prol da cidade em vez de cortar e proibir…

  10. Carnaval não é prioridade. Prioridade é saúde, moradia, e educação.

  11. Acho muito bom cancelar toda verba destinada ao carnaval patrocinado pela NELTUR de toda cidade e construir uma HOSPITAL DECENTE na REGIÃO OCEÂNiCA com centro cirúrgico,imagens,CTI, atendimento coronariano, para atender os moradores desta região. O Mário monteiro não tem estrutura para grandes emergências. Vamos parar de inaugurar pracinhas,comprar brinquedos para as praças e direcionar o dinheiro para o que é SÉRIO.

  12. Acho triste. Mas concordo q a prefeitura tem q direcionar os recursos para saude, educação e segurança. O pior e acabar com os blocos e a verba for desviada para fins alheios. Tbm acho q deviam apoiar eventos gratuitos em pracas e outros locais de livre transito para toda sociedade. Assim melhorando o lazer na cidade. E nao so no Carnaval. Mas sempre com autorização dos órgãos competentes, seguranca, infraestrutura etc…

  13. Acho otimo que o MP tenha vetado o carnaval.Moro rua São João e quando tem desfile é um inferno.Sempre tem alguem querendo pertubar nao da nem para sai na rua.Ao invés de fazer canaval o prefeito deveria é dar um jeito na rua sao João ,Visconde de Uruguai,Barrao do amazonas que esta largado,muita gente se drogando e muita briga entre moradores de rua.Sem contar os comércio que leva muito prejuizo poque nao dar pra entrar em uma loja que nao sejamos abordados por moradores de rua.Dormem faz dali um pardieiro.Nem a missa se pode mais ir.Tenho medo de minha neta na rua.

  14. É uma pena mesmo terem que cancelar os blocos! Afinal RJ é a cidade do carnaval. Mais por outro lado, o governo de Niterói, tá deixando a desejar, até porque o governo de Niterói não tem estrutura, nem para manter as upa ou hospitais, 100% para uso.
    Imagina para organizar blocos com mais de 4 mil pessoas…
    Na minha opinião, o governo de Niterói, deveria ser mais coerente com povo!
    Já que o carnaval passa, mais as merdas que o governo de Niterói está fazendo, não passa !

  15. Realmente a saúde em Niterói está precária, até hj não temos um tomógrafo ou ressonância no HM Aluísio Tortelli os idosos morrem sem estrutura, além de remunerar pessimamente os funcionários. Niterói só tem seis leitos de isolamento com estrutura p doenças contagiosas no HUAP. Estamos diante de uma epidemia mundial pelo Corona Vírus e o povo pensando em carnaval sem condições dignas de segurança e estrutura sanitária. Enquanto irão sorrir por quatro dias muitos morreram triste e solitários em um leito hospitalar sem estrutura até final do ano.

  16. fico triste de em saber que o bloco vou zuar não vai pra avenida pôs moro em Salvador e morei em Niterói 16 anos a cinco anos o grupo vou zuar é tradição esperamos que resolvam logo isso ass Marivaldo

  17. A diversão é importante para aliviar de tantos coisa tristes!!!Tantos aguardando o Carnaval de rua,para levarem seus filhos,como o carnaval da rua Nóbrega , onde levava meus filhos hoje meus netos e carnaval de família!!!O Carnaval precisa Continuar,SIM!!!!!! Grata!!!!

  18. No carnaval alguns blocos de Niterói estão nas mãos de pessoas ligadas a prefeitura que na verdade querem é colocar o erário público nos próprios bolsos. São blocos sempre apoiados por políticos, e ou funcionários, e ou secretarias da prefeitura que, aproveitam para roubarem mais e mais. Ainda mais que não têm certeza, se permanecerão nos cargos após as eleições de 2020. Niterói tem condição de oferecer um carnaval maravilhoso , o que não está correto é existir blocos que juntam mais de 5 , 10 mil ou até mais pessoas. Isto deixa de ser bloco para se tornar um barril de pólvora. Fica fora de controle, dando oportunidades para gatunos e briguentos. Apoio o MP, parabéns pela decisão responsável.

  19. E dizem que não tem censura. Acabar com o carnaval.fala sério.As ditas autoridades simplismente acaba simplismente decide, tenho 71 anos, e a pergunta é,acabou fim é assim…idiotice.carnaval que se tinha na rua da conceição na Amaral Peixoto enfim se isto não é censura é o que olha cada um querendo achando que tá fazendo a coisa certa decidem que em Niterói não terá carnaval e aí pega as malas e vão viajar …para que..aproveitar o carnaval em outra paragens…

  20. Excelente. Infelizmente temos uma matemática ruinosa nesses eventos.
    Falta de estrutura + falta de educação + dinheiro público (financiamento) = cidade suja, violência, depredação. Lembrando que seu.iptu (caro) financia tudo isso.

  21. É muito triste saber que não vai ter os blocos, eles trazem beleneficio não só para o governo (Cidade), mais também a população (hoteleiros, bares, restaurantes e até os ambulantes que estão desempregados e precisam sustentar sua família). Sei que a saúde está precária, mais com esses eventos (não havendo roubo), o lucro é destinados também a saúde. É triste, muito triste saber, que tem pessoas com a maldade de acabar com a alegria dos outros. Se você não gosta do carnaval, vá para uma casa de praia, fique em casa curtindo, mais não decida se o povo deve ou pode ser feliz curtindo o carnaval. Obs. Respeite a minha opinião, Deus nos fez livre, para que possamos opinar. Muito triste, moro em comunidade, aqui não há nada para nossas criança e adolescente se divertirem??

  22. Gastar c carnaval e esquecer da saúde, saneamento, educação, é brincadeira. Além do mais, as pessoas bebem demais e o ambiente fica péssimo!!

  23. Eu sou a favor da proibição para qualquer tipo de bloco de rua , não só para este carnaval mas para todos até que, estado e município tenham como garantir a segurança das famílias que vão lá para se divertir.
    Hoje não recomendado participar de qualquer evento público pois não há segurança em momento algum , quem vai para esses eventos, já começa a ser roubado nos ônibus. Durante os eventos no meio da multidão, sempre tem um que acha pode roubar e sair sem ser visto.
    Os porcos vão quebrando as plantas e áreas públicas dos condomínios, ainda tem gente que se é quê pode ser chamado assim, que vai fazer sexo em público!
    Onde está o respeito pela família que foi lá e levou seus filhos para brincar e passar este tradição?
    Bom já que a maioria da população aceita calada tudo o que descrevi e mais o que nem mencionei , significa que São coniventes.
    Por isso sou contra a esses eventos públicos como blocos de rua.
    Quem achar que estou errado me provê ao contrário.

  24. Blocos de rua: Uma das coisas mais chatas que o ser humano ja inventou. Meia duzia ganha dinheiro (organizadores) e o restante se espreme no calor, no meio de gente suada que urina no chão, e se ainda submete a risco de briga/tiro/roubo/furto. Ainda bem que cancelaram essa coisa sem sentido, atraso de vida.

    Parabéns ao MP!

  25. Perfeito , quem não tem competência para gerir a cidade não pode fazer festa , que se envie o dinheiro para a saúde e obras para concertar as obras mal feitas , precisamos de mergulhoes para acabar com os cruzamentos que retém o trânsito por horas.

  26. ✨ Brasil, Rio de Janeiro, Niterói: o mau tem que ser cortado pela raiz, acabem com o maldito carnaval em todo território nacional, o inferno e seus demônios vão recuar, vai sobrar milhões para serem usados na saúde do povo, na educação em geral da população, na segurança e na infraestrutura, na valorização e na honra de todos os pequenos e grandes trabalhadores, que fazem das tripas coração para o bem de os brasileiros, que Deus salve o Brasil ✨

  27. Carnaval é a festa do povo, umas das coisas que o pobre ainda pode se divertir, e acontece a anos. Os políticos incompetentes que se virem. Quem não gosta de carnaval, que fique em casa e cobre os serviços básicos desses políticos de merda o ano todo e não só agora.

  28. Triste decisão!!! Mas, necessária.
    Esse momento, é o momento das pessoas curtirem o carnaval, serem felizes tb. Sabemos de todos os problemas, lutas e dificuldades do governo, mas não podemos ser egoístas a aqueles que esperaram tanto para chegar esse momento.
    Os blocos deveriam ter se organizado melhor e feito tudo nos parâmetros da Lei.
    Não podemos destruir os sonhos das pessoas por causa de outros problemas. Cada problema em seu momento. E esse momento é de alegria!!! Nunca conseguiremos sanar todos os problemas juntos. Não temos o direito de atrapalhar a felicidade dos outros. Respeito a todos!!!
    Se foi mesmo por falta de legalização, será o momento de aprender com o erro e ficar atento da próxima vez p q os blocos não fiquem de fora. Eles são a alegria de muita gente sim!

  29. Boa noite à todos bloco de carnaval nao melhora a vida de ninguém em nada e nem soma nada parabéns ao mp e estou torcendo que cancele todos os eventos de carnaval em ruas só trazem desordens.

  30. Vão proibir as Bandas com trios elétricos financiadas por politicos da cidade também? Aquela que começa no Ingá e termina com milhares de bêbados brigando e sujando a Praia de Icarai, vai acabar também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *