sexta, 30 de outubro de 2020

Niterói pode liberar passeios com cachorros no lockdown

Passeios com animais de estimação podem ser liberados em Niterói. Foto: Pedro Conforte

Se depender dos vereadores de Niterói, moradores da cidade poderão levar animais de estimação para passear durante o lockdown. Um projeto de lei aprovado pela Câmara na quinta-feira (14) isenta os donos dos bichos da multa de R$ 180, instituída pelo município.

A proposta, de autoria dos vereadores Paulo Eduardo Gomes e Renatinho (Psol, ambos), altera a Lei Municipal nº 3495/2020 que restringiu a circulação de pessoas às atividades essenciais.

Pela lei estão isentos de multa os moradores que comprovarem a ida às ruas para trabalho ou ao mercado e farmácia. Os passeios com animais de estimação ou saídas para alimentar animais de rua podem ser incluídos nessas exceções. 

Na justificativa, os vereadores defendem que, por não haver acolhimento, animais de rua podem sofrer com abandono completo. Destacam, ainda, que a falta de passeios pode causar sofrimento aos animais de estimação.

“Essa lei visa garantir a sobrevivência e a dignidade nas condições de vida dos animais abandonados, que dependem da doação de água e ração, e dos animais domésticos que precisam ir às ruas fazer as suas necessidades. Mas a lei já prevê o respeito a todas as medidas preventivas de distanciamento e de uso de máscaras e álcool gel. Não se trata de uma liberação do distanciamento, fundamental pra conter essa pandemia” ressaltou Renatinho do Psol.

A medida pode ser sancionada ou vetada pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT). O governo executivo ainda não sinalizou pela flexibilização para os passeios. Os vereadores vão agora cobrar pela sanção do projeto.

As medidas de isolamento rígidas impostas por Niterói estão em vigor desde segunda-feira (11) e se estendem até quarta-feira (20), quando o município inicia um programa gradual de reabertura.

Publicado às 17h e atualizado às 18h20

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *