segunda, 23 de novembro de 2020

Niterói premiada pela ONU

A organização do prêmio destacou as ações rápidas. Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói

Niterói é a única cidade do Brasil a receber o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), Congresso Smart City e Fira de Barcelona pela atuação para deter o avanço da Covid-19. O prêmio foi entregue nesta quarta-feira (14) em cerimônia pela internet ao prefeito Rodrigo Neves (PDT).

A organização do prêmio destacou ações rápidas, com prioridade no atendimento à população mais vulnerável ou garantia de ações no âmbito social sanitário ou econômico.

“As ações que implementamos com a participação dos cidadãos em Niterói durante a pandemia colocaram a cidade em destaque no cenário internacional de combate à Covid-19. Ser a única cidade do país e uma das quatro da América Latina a receber este reconhecimento significa que, desde o começo, usar a ciência e analisar as experiências internacionais era o único caminho para que a gente pudesse vencer essa guerra contra o coronavírus”, destaca o prefeito.

As cidades de Montevidéu (Uruguai), Bogotá (Colômbia) e Cuenca (Equador) também foram homenageadas.

‘O Júri de Honra decidiu conceder um reconhecimento à cidade de Niterói pela sua resposta à complexa situação derivada do Covid-19, por representar um exemplo de ação responsável, precoce, comprometida e inspiradora. Com este reconhecimento queremos dar relevância à ação institucional acumulada nestes meses de crise, expressando-a a partir de casos concretos como o seu, pois acreditamos que podem servir de ilustração da capacidade que tantas autoridades se utilizaram para dar uma resposta neste período’, informou a carta oficial.

O documento foi assinado por Elkin Velásquez, diretor regional da América Latina e Caribe da ONU-Habitat, Pilar Conesa, curadora da Smart City World Congress, e Manuel Redondo, presidente da Fira de Barcelona Internacional.

Principais medidas

Hospital Oceânico – Primeiro hospital público do país exclusivo para tratamento de pacientes com o coronavírus, com 140 leitos com respiradores, contratou mais de 1.200 profissionais de saúde para ampliar o atendimento na cidade e realizou mais de 109 mil testes gratuitos para a Covid-19.

Prevenção – A cidade foi pioneira na sanitização de ruas e comunidades; foram entregues cerca de 2 milhões de máscaras de tecido para os cidadãos, distribuídos 80 mil kits de limpeza para a população mais carente e criado o centro de referência de quarentena, onde pessoas com sintomas leves da doença podem ficar em isolamento, recebendo cuidados médicos e alimentação.

Assistência – Entre as iniciativas, também estão programas como Renda Básica Temporária e Busca Ativa que, segundo a prefeitura, beneficiam cerca de 50 mil famílias com o crédito mensal de R$ 500, até dezembro deste ano, pagos através de um cartão pré-pago que pode ser usado no comércio local para compra de alimentos e medicamentos.

Também foram desenvolvidos os programas Empresa Cidadã, em que o poder público municipal paga um salário mínimo para funcionários de empresas, entidades religiosas, filantrópicas, clubes e organizações sindicais e os fundos de crédito Niterói Supera e Supera Mais, que injetam recursos na economia da cidade através do apoio às micros e pequenas empresas sediadas na cidade.

Novo normal

Município ainda enfrenta atualizações de acordo com o plano de transição. Foto: Pedro Conforte

Foi elaborado um Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, com participação de especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e protocolos sanitários baseados nas melhores experiências internacionais, que orienta a retomada de atividades econômicas.

Reconhecimento

A premiação faz parte do Smart City Expo LATAM Congress, o principal evento de cidades inteligentes da América Latina que reúne os diversos atores dos setores público e privado para estabelecer alianças em torno da resiliência e reativação da América Latina e, assim, fortalecer o futuro desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *