Cidades

Niterói realiza dia D contra o Sarampo

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Acontece neste sábado (01), o Dia D contra o Sarampo, em Niterói. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que age de forma preventiva e visa promover a mobilização da população. A ação acontece de 8h às 17h entre o Terminal Rodoviário e a estação das Barcas, além dos postos na região.

O Dia D ganhará um reforço de 28 mil voluntários. Para isso, a Defesa Civil mobilizará sua rede em todo o estado (incluindo entidades religiosas e escoteiros) para convocar a população a participar da ação. A meta do governo estadual é imunizar 3 milhões de pessoas, entre seis meses e 59 anos, nos próximos meses.

Quem não deve tomar a vacina

A recomendação é que gestantes e imunodeprimidos (pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido) não devem se vacinar.  No caso de pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até modificação do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, transplantados de medula óssea, quem apresenta alergia ao ovo e gestantes.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também apoiará o Dia D ao abrir quartéis, de 8h às 14h, funcionando como pontos de vacinação. Ao todo, 18 unidades da corporação estarão engajadas neste sábado. Em São Gonçalo, o 20º GBM estará participando da ação.

Salas de vacina

Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva, Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº, Santa Rosa;
Dr. Guilherme Taylor March, Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes, Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa, Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva, Av. João Brasil, s/nº, Engenhoca; Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726, Barreto e Policlínica de Piratininga, Rua Marcolino Gomes Candau, 111.


Unidades Básicas de Saúde (USB) do Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca e Baldeador.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF), Bernardino, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho do Mato, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu, Cavalão e Coronel Leoncio.

< Coronavírus: exportações brasileiras não foram afetadas FGTS não recolhido bate recorde em 2019 <