sexta, 23 de outubro de 2020

Niterói recebe Semana da Luta Antimanicomial

Atividades ocorrem entre os dias 14 e 17 de maio. O evento é gratuito. (Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Cultura)

A Semana da Luta Antimanicomial, que é comemorada nacionalmente como símbolo das conquistas e dos anseios no campo da saúde mental e sua articulação com os diferentes setores da sociedade, acontece em Niterói, de 14 a 17 de maio, na Biblioteca Parque Niterói. Com diversas atividades programadas, o evento é gratuito e aberto ao público. 

Na terça-feira, 14, às 14h, ocorrerá o lançamento da Exposição fotográfica “Dá pra conviver!”, com enfoque nas situações cotidianas de trabalho, lazer e circulação social, nas quais pessoas com transtornos mentais participam efetivamente da cena social, em atividades comuns.

Na quarta-feira, 15, às 13h30, haverá uma roda de conversa, que terá como tema “Diversidade na Cidade – Dá para conviver”, cujo objetivo é transportar o tema das ruas para um lugar onde os livros fazem morada, onde as opiniões dos autores são acolhidas e acessíveis. O objetivo é lançar novos olhares sobre pessoas que, em seu cotidiano, vivem duras situações de desrespeito e de descaso. 

Na quinta, 16, às 13h, a atração será a exibição do filme italiano “Si puo fare” (“Dá pra fazer” – 2008), de Giulio Manfredonia, que tem como tema, o cooperativismo social, a reflexão sobre a inserção no mercado de trabalho de pessoas mantidas sob acompanhamento psiquiátrico. Após a exibição do filme, o público será convidado para um debate com a presença de profissionais engajados na ideia de que o trabalho é uma via potente de inserção social. 

E a partir das 10h30 do dia 17, sexta, a Biblioteca Parque vai oferecer uma oficina de mosaico destinada ao público infantil-juvenil, com incentivo para a participação de crianças e adolescentes que se tratam em um serviço municipal próprio para acolher esse público. 

As comemorações serão encerradas com o tradicional Baile do Clube da Associação Fluminense dos Trabalhadores de Água e Esgoto – AFTAE, que contará com várias atrações como DJ, sarau, apresentação do Grupo de pagode Sempre Razão, ação de Estética – “Dá pra se cuidar”, além de uma partida de futebol. A AFTAE fica na Av. Washington Luís, 21, Centro, Niterói. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *