domingo, 17 de janeiro de 2021

‘Niterói segue controlando a pandemia’, diz Saúde

Publicada às 19h42. Atualizada às 21h05.

Covid-19, coronavírus, pedestre, Niterói, Centro, pessoa, caminhando
Segundo a pasta de Saúde, nos últimos dias houve redução do indicador síntese — atualmente na casa de 8,63. Foto: Pedro Conforte

Niterói tem 22.473 pacientes recuperados do coronavírus de um total de 23.412 casos confirmados da doença no somatório do início da pandemia, há cerca de dez meses, até esta segunda-feira (4). Os dados foram revelados pelo prefeito Axel Grael (PDT).

De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, a cidade “segue controlando a pandemia”. Ele contou que nos últimos dias houve uma redução do indicador síntese — atualmente na casa de 8,63.

O indicador síntese é composto de 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos. Também orienta o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal. A cidade permanece no estágio Amarelo Nível 2.

Segundo o governo, são 634 vidas perdidas por complicações da doença em Niterói. Até o momento, 175 pacientes permanecem hospitalizados. Outras 130 pessoas cumprem isolamento social, disse o governo.

“Niterói segue controlando a pandemia. Nos últimos dias pudemos observar uma redução do indicador síntese e especificamente porque a gente teve de forma mais clara uma redução da taxa de ocupação dos leitos hospitalares na rede privada e pública exclusivos para Covid. Estamos observando diariamente e aguardando para ver se essa tendência se confirma ou não. Mas de qualquer maneira, vamos seguir acompanhando e informando”

Rodrigo Oliveira – médico sanitarista

Apesar das novas declarações, dados da prefeitura revelaram no final de dezembro de 2020, que a cidade estava a ponto de retroceder para novas restrições, com fechamento de vários setores na cidade.

Isso porque o indicador síntese atingiu 9.6 no sinal da semana que vai de 28 de dezembro a 3 de janeiro. A informação foi divulgada na última quarta-feira (30) pelo governo.

Os programas Renda Básica Temporária e Empresa Cidadã, desenvolvidos pela Prefeitura de Niterói, foram prorrogados por mais três meses. O primeiro ato do prefeito eleito, Axel Grael, foi receber mães de famílias beneficiárias para falar sobre o calendário de pagamento. Os programas foram criados para mitigar os impactos sociais e econômicos da pandemia do coronavírus na cidade.

“Estamos mantendo o nosso compromisso de prorrogar os programas Renda Básica Temporária e Empresa Cidadã até que haja uma vacina contra este vírus”, explicou Axel Grael. “Nenhuma outra cidade fez o que Niterói está fazendo. Além de ajudar as famílias, estamos apoiando as empresas para que a economia não pare. Nosso esforço é para salvar vidas”, disse.  

O Renda Básica Temporária atende a cerca de 50 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, que recebem um cartão que pode ser usado em mercados e farmácias. Todo mês é depositada a quantia de R$ 500 pela Prefeitura.

Já o Empresa Cidadã é destinado ao pagamento de um salário mínimo para determinado número de funcionários de pequenas empresas da cidade. A previsão de investimento com a prorrogação dos programas por mais três meses, como aprovado pela Câmara de Vereadores, é de aproximadamente R$ 110 milhões.

Calendário de pagamento

Nesta terça (5) e quinta-feira (7), será feito o repasse para a folha dos inscritos no Empresa Cidadã 1 e 2, respectivamente. Os cartões dos microempreendedores individuais (MEI) serão carregados no dia 8.

No dia 9, será a vez dos profissionais inscritos no Busca Ativa, programa que inclui categorias como vendedores ambulantes regularizados, artesãos, trabalhadores da economia solidária, catadores de recicláveis, produtores agroecológicos, permissionários de banca de jornal, entre outros.

Para as famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal  (CadÚnico), as datas de recarga do benefício são os dias 10 (pessoas com nomes iniciados de A até F), dia 11 (nomes iniciados de G até M) e dia 12 (nomes de N até Z).

Já as famílias de alunos da rede municipal que não estão inscritas no CadÚnico terão o benefício creditado nos dias 13 e 14. De acordo com o cronograma de ordem alfabética, no dia 13 recebem os responsáveis com nomes iniciados pelas letras de A até K. No dia 14, aqueles com a letra inicial do nome de L até Z. E os taxistas inscritos no programa Taxista Amigo receberão o auxílio no dia 15.

“Nosso governo tomou posse na sexta-feira, dia 1º, e hoje, segunda-feira, dia 4, já estamos cumprindo nosso compromisso de manter esse programa tão importante para as famílias mais desfavorecidas de Niterói”, destacou o vice-prefeito, Paulo Bagueira, que também participou do encontro.

Uma das famílias atendidas pelo Renda Básica é a de Ana Paula Torres, que mora na localidade da Várzea, em Jurujuba.

“Esse cartão faz muita diferença nas nossas vidas. Eu perdi o emprego nesta pandemia, e o Renda Básica é muito importante para manter a nossa casa”, contou Ana Paula, que também é atendida pelo CRAS de Jurujuba.

Moradora da comunidade Peixe Galo, também em Jurujuba, Adilsilene Oliveira falou sobre como o benefício chegou na hora certa para ajudar na renda familiar.

“O Renda Básica ajuda muito, especialmente para nós, mães solteiras e chefes de família, e que estamos com os filhos em casa por conta da pandemia. Estamos lutando para passar por esse momento complicado e esse apoio está sendo fundamental”, afirmou.

O presidente da Federação das Associações dos Moradores do Município de Niterói (Famnit), Manuel Amâncio, destacou que o Renda Básica Temporária está beneficiando as famílias que mais precisam.

“Essa gestão começa com o pé direito, cumprindo seu primeiro compromisso com os cidadãos de Niterói. É a continuidade de um trabalho maravilhoso, construído na gestão do prefeito Rodrigo”, comentou.

Também participaram do encontro, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira e o secretário de Assistência Social, Vilde Dorian.

‘Lives’ mantidas

Em seu primeiro vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, nesta segunda-feira (4), Axel Grael afirmou que manterá os encontros semanais realizados pela internet para divulgação dos informes sobre o combate ao avanço do coronavírus na cidade.

Ele também fez questão de agradecer a todos os profissionais envolvidos no enfrentamento da pandemia e aos cidadãos niteroienses, que seguem cumprindo os protocolos de segurança.   

“As pessoas atenderam as recomendações para que as comemorações das festas de fim de ano fossem no núcleo familiar, sem aglomeração. Foi um resultado positivo que irá contribuir para conter o número de casos. O trabalho de fiscalização e a atuação dos profissionais da Ordem Pública também foi fundamental neste processo”, disse.   

Estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até esta segunda-feira (4), 439.345 casos confirmados e 25.617 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 498 óbitos em investigação e 2.492 foram descartados. Entre os casos confirmados, 408.905 pacientes se recuperaram da doença.

A SES esclarece que as notificações de casos e óbitos podem estar represadas devido aos feriados de Natal e Ano Novo. A pasta ressalta ainda que existe essa defasagem, em alguns casos, devido à necessidade de se aguardar a confirmação da causa da morte, como resultados de exames, por exemplo, para a inclusão do óbito no sistema como confirmado para Covid-19.

Desde o dia 4 de dezembro, foram realizados 19.629 testes de RT-PCR nas quatro unidades abertas pelo estado. O programa é complementar à testagem de RT-PCR, que já vem sendo realizada em unidades municipais de saúde, coordenada pela SES. Do início da pandemia até hoje, já foram realizados mais de 406 mil testes em parceria entre a SES, COSEMS e a Fiocruz.

Maricá

Maricá registra, até esta segunda-feira (4), 8.602 casos confirmados e 195 óbitos por Covid. Estão curadas da doença 8.207 pessoas e há no momento 200 casos ativos, além de 25 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

São Gonçalo

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou 15 óbitos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira (4), chegando a 1.018 no total.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 34.132 casos confirmados, 31.052 curados, 75 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.987 em quarentena domiciliar, 1.018 óbitos confirmados e 116 óbitos em investigação.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *