sábado, 23 de janeiro de 2021

Niterói segue em estágio de alerta

Já foram retiradas 44 toneladas de material proveniente da limpeza das chuvas. Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informa que a cidade segue em estágio de Alerta desde às 1h40 desta terça-feira (8). Em seis horas, choveu o equivalente a 60% do previsto para todo o mês, de acordo com a média climatológica de dezembro.

Desde as primeiras horas, mais de 800 funcionários da Secretaria de Conversação e Serviços Públicos (Seconser) , da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) estão trabalhando nas ruas da cidade. Já foram retiradas 44 toneladas de material proveniente da limpeza das chuvas.

Em 24 horas, o maior registro foi de 158,8 mm no Morro do Estado, o que equivale a 113,5% do esperado para o mês. Os maiores acumulados registrados em 1h foram no Morro do Estado (79,4 mm), Maceió (61,4 mm), Maravista (57,8 mm), Morro do Bumba (57,0 mm), Piratininga (54,4 mm).

Como medida preventiva, as sirenes do Morro do Estado, do Viçoso Jardim e de dois pontos do Maceió foram acionadas nesta madrugada. Além da Defesa Civil, equipes do Samu e da Assistência Social acompanharam a evacuação dos moradores para os pontos de apoio. Não houve feridos.

Equipes da Defesa Civil foram acionadas para nove ocorrências nos bairros: Largo da Batalha, Santa Rosa, Cafubá, São Lourenço e Engenho do Mato.  

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, foram registrados pontos de alagamentos no Centro, Barreto, Fonseca, Icaraí e Charitas.

Foram registradas quedas de árvores em Santa Rosa, Icaraí, Jurujuba e Engenho do Mato e queda de barreiras em Santa Rosa, Grota do Surucucu, Cafubá, Sapê, Igrejinha, Cubango e Itaipu.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói enviará informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.  

Previsão do tempo

A previsão para esta terça-feira (9) permanece de tempo instável com chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia. Na quarta-feira (9), a chuva começa a diminuir de intensidade e deve variar entre fraca e moderada em alguns pontos. As temperaturas estarão estáveis e os ventos estarão fracos a moderados.

Estágios

A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.

Publicada às 18h01

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *