segunda, 17 de maio de 2021

Niterói segue Maricá e recorre à Justiça para conseguir a vacina Sputnik V

Vacina, Covid-19, Coronavírus, Pandemia, vacinação, campanha
A tutela de urgência será feita pela Procuradoria Geral do Município. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

Após divulgar a aquição de 800 mil doses da vacina Sputnik V, mesmo sem a aprovação da Agência Nacional de Vigilânica Sanitária (Anvisa), a Prefeitura de Niterói decidiu seguir a vizinha Maricá e entrou com pedido na Justiça Federal para solicitar que a agência libere a aplicação do imunizante russo. A Anvisa justifica que a vacina ainda precisa de relatórios mais detalhados para liberação no Brasil.

A tutela de urgência será feita pela Procuradoria Geral do Município. Conforme o governo municipal, a intenção do recurso é que, caso a Anvisa não se manifeste em tempo hábil pela negativa ou pela autorização da aplicação, o município possa comprar as doses e distribuir de forma autônoma.

Pela nota, o objetivo da prefeitura é vacinar a população o quanto antes e, inclusive, para isso já foram fechados os contratos para compra da Sputnik V.

O prefeito Axel Grael assinou no final de março o contrato para a importar 800 mil doses da vacina russa Sputnik V. Com o acordo, Niterói passou a fazer parte do Consórcio formado por estados do Nordeste e outras duas cidades: Araraquara (SP) e Maricá.

O contrato seguiu para Moscou para a assinatura dos representantes russos e tinha previsão de retornar com um cronograma de entrega do imunizante definido para Niterói. Cada dose custará U$ 9,95.

Eficácia

A Sputnik V é uma vacina registrada em mais de 55 países. O ensaio clínico foi realizado em mais de 31 mil voluntários. A Fase III da pesquisa está sendo realizada nos Emirados Árabes, Índia, Venezuela e Belarus. Os ensaios demonstraram mais de 90% de eficácia da vacina na imunização.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');