quarta, 28 de outubro de 2020

Niterói tem 45 novos casos confirmados da Covid-19

A cidade já chegou ao total de 801 confirmações pela doença. O número de mortes já chegou a 41. Foto: Ibici Silva – Arquivo

Niterói registrou uma nova morte em decorrência da Covid-19 neste domingo (10) e chegou ao total de 41 óbitos. A cidade também chegou a um total de 801 confirmações pela doença, sendo 45 a mais do que no sábado (9) quando foram computadas 756 confirmações.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, 390 pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde, enquanto 78 pacientes permanecem hospitalizados com a confirmação da doença.

O médico sanitarista explica que ao todo são 170 pessoas internadas em hospitais públicos e privados com síndromes respiratórias. Só que desse total, dezenas de pacientes ainda aguardam resultados de exames.

“Precisamos ter empatia e entender a gravidade que o país e o Estado do Rio passam. A nossa cidade tem letalidade menor do que na Região Metropolitana do Rio. Isso só é possível graças ao conjunto de medidas que a Prefeitura tem feito e principalmente a consciência cidadã e cívica do niteroiense que tem compreendido a necessidade de ficar em casa”, contou.

Centro de Referência

Niterói já conta com o primeiro centro de referência de quarentena do país. O Ciep Esther Botelho Orestes, no Cantagalo, já havia sido reformado pelo Município e foi adaptado para receber moradores de comunidades com sintomas leves que testarem positivo para Covid-19 e não tiverem condições de cumprir o isolamento social sem colocar em risco pessoas que moram na mesma casa. A unidade possui 120 vagas e tem cerca de 80 profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social.

Os leitos são divididos entre alojamento masculino, feminino e uma enfermaria para pacientes que precisam de mais cuidados. Todos os quartos possuem ar condicionado e armários para pertences pessoais. No local, há espaço de lazer, refeitório e uma ambulância do Samu que fica de prontidão para levar os usuários até a Unidade de Urgência Mário Monteiro, em Piratininga.

Resumo das Medidas já anunciadas

  • Ampliação as ações restritivas e multa no valor de R$ 180, de 11 a 15 de maio, para pessoas que estejam nas ruas, praias e praças públicas, com exceção para o deslocamento por força de trabalho, ida aos serviços essenciais e estabelecimentos autorizados a funcionar;
  • De 11 a 15 de maio só estão autorizados a funcionar na cidade, mercados e supermercados, padarias, farmácias, pet shops e postos de combustível;
  • Reforço dos bloqueios com municípios limítrofes, que já estão em curso, agora também com a testagem da temperatura daqueles que chegam de outras cidades;
  • Suspensão de 11 a 15 de maio das obras que estavam em andamento em todas as regiões da cidade;
  • Ampliação, até o dia 16 de maio, em 40% a quantidade de leitos com respiradores na rede pública e privada de Niterói;

Estado do Rio

O Estado do Rio somou, até este domingo (10), 17.062 casos confirmados e 1.714 óbitos por coronavírus (Covid-19). O boletim foi atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta tarde, que informou que há ainda 858 óbitos em investigação em todo o estado.

Entre os casos confirmados, já são 10.732 pacientes que venceram o vírus, segundo a SES. O município que lidera o ranking com o maior número de casos é a própria capital, que sozinha já possui 10.520 casos confirmados. A cidade do Rio também o lidera o número de mortes pela doença, ultrapassando a marca de 1,1 mil óbitos.

A Secretaria de Saúde, no entanto, esclareceu que os casos e óbitos registrados no boletim não ocorreram apenas nas últimas 24h. Até sábado (9), o Rio registrava 16.929 casos confirmados e 1.653 óbitos por coronavírus.

Publicado às 20h08.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *