domingo, 07 de março de 2021

Niterói vai multar quem se recusar a tomar vacina contra Covid-19

Publicado às 14h28 / Atualizado às 23h40


Instituto Vital Brasil, Vacinação, idosos, grupo de risco, covid-19, corona vírus, drive thru
O morador que se recusar a tomar a vacina poderá ser multado. Foto: Arquivo/ Marcelo Tavares

A partir desta sexta-feira (5), a vacinação contra a Covid-19 será considerada obrigatória no município de Niterói. De acordo com a Lei Nº 3.577, o morador da cidade que se recusar a tomar a vacina será penalizado.

Além disso, os beneficiários dos programas emergenciais deverão apresentar a carteira de vacinação comprovando a imunização, para que não tenham o auxílio interrompido.

A medida, publicada na edição do Diário Oficial desta sexta (5), informa que o cidadão que não se vacinar poderá receber uma advertência e uma multa, seguindo as penalidades previstas pela Lei Nº2.564/2008 do Código Sanitário do Município.

A Prefeitura de Niterói ainda não esclareceu o valor da multa e que forma será aplicado aos ‘infratores’.

Penalidades

Dentre as penalidades previstas estão o corte dos benefícios assistenciais de emergência, em caso da não apresentação da carteira de vacinação comprovando a devida imunização. A interrupção do benefício emergencial poderá ser aplicada nos seguintes programas municipais:

  • Busca Ativa
  • Renda Básica Temporária
  • Cestas Básicas
  • Auxílio aos Microempreendedores Individuais

Segundo a prefeitura, as penalidades serão aplicáveis a partir do momento em que a vacina se encontrar devidamente autorizada pelo órgão sanitário competente e disponibilizada de forma universal e gratuita, observadas as fases de vacinação para os grupos prioritários.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *