Destaque

Irregularidades em padarias de Niterói

O Procon Estadual realizou nova fiscalização em padarias nesta terça-feira (27). A 'Operação Pão na Chapa' esteve em seis padarias da Região Oceânica de Niterói. Todas foram autuadas e 32 quilos e 755 gramas de alimentos impróprios ao consumo foram descartados.

Somente na Pain D'Epices (Rua Francisco da Cruz Nunes, 10397 – Itaipu), foram descartados 19 quilos e 755 gramas de produtos sem especificação de data de validade entre massa de pão, frios e carne temperada. Em relação aos problemas na estrutura do local, havia perfuração no teto do corredor com goteira e umidade, chão com acúmulo de água e mofo no teto da área de preparação de alimentos. Não haviam no local: exemplar do Livro de Reclamações, Código de Defesa do Consumidor, certificado do Corpo de Bombeiros, Alvará de funcionamento, nem cartaz do combate à violência contra a mulher. Alguns produtos expostos à venda estavam sem preços.

Os fiscais descartaram na Padaria Versales (Rua Francisco da Cruz Nunes, 2376 – Itaipu) nove quilos de frango vencidos e outros três quilos de frios e um quilo de recheio de camarão que estavam sem especificação de prazo de vencimento. A padaria não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros e não exibia os cartazes do combate à violência contra a mulher e que informa a disponibilidade de água filtrada e gratuita.

Os fiscais constataram diversos problemas na estrutura e manutenção do local, entre os quais havia fiação exposta, problemas nos ralos e lixeiras, falta de revestimento, pontos de ferrugem nas prateleiras. além de prateleiras de madeira (o que é proibido por Lei).  A câmara congelada estava com piso quebrado e rugoso - parte sem revestimento e em cimento - e com acúmulo de água.

A área de preparo da padaria estava com porta e janelas externas sem proteção de tela e pisos com buracos. A área de estoque de farinha estava com teto sem revestimento e forro com buracos, fiação exposta, além de paredes com cobogó sem barreiras de proteção no depósito.

Balanço da Operação Pão na Chapa

1 – Pain Epices (Rua Francisco da Cruz Nunes, 10397 – Itaipu): Problemas estruturais: teto do corredor com perfuração, goteira e umidade, chão com acúmulo de água; teto da área de preparação com mofo, umidade e descascado. Produtos sem especificação de validade: 12kg de massa de pão, 200g de queijo ralado, 4kg de aparas de presunto, 955g de mistura de presunto, queijo e cebola, 2kg e 600g de carne temperada.

Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de preços em produtos expostos à venda. 19,755

2 – Empório Verde (Rua Francisco da Cruz Nunes, 11500 – Itaipu): Certificado de dedetização apresentado estava vencido.

3 – Padaria Engenho do Pão (Av. Irene Lopes Sodré, 60 – Itaipu): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais: pisos sem revestimento no estoque seco, ralos sem tela de proteção, condições precárias de higiene com acúmulo de sujeira, área de preparo da cozinha com a fiação exposta, lixeira aberta sem acionamento por pedal, porta aberta para área externa sem barreira de proteção.

Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Ausência de preços em produtos expostos à venda.

4 – Padaria Farinha Fina (Av. Central Ewerton Xavier, 665 – Maravista): Problemas estruturais: ausência de tela de proteção nas janelas e nos cobogós, azulejos quebrados e parte sem revestimento, fiação exposta.

5 – Padaria Real de Itaipu (Rua Irene Lopes Sodré, 6404 – Engenho do Mato): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon.

Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Problemas estruturais: ausência de tela de proteção nas janelas e porás abertas para área externa sem barreira de proteção, equipamentos e utensílios enferrujados e com acumulo de gordura, ralos não sifonados e sem tela de proteção, teto com pintura descascando e azulejos e piso quebrados.

6 – Padaria Versales (Rua Francisco da Cruz Nunes, 2376 – Itaipu): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais: duas lixeiras sem acionamento por pedal e uma aberta sem tampa, fiação exposta, ralo sifonado quebrado e ralos não sifonados, parte do piso sem revestimento, ralo da entrada da câmara resfriada sem proteção de tela, pontos de ferrugem nas prateleiras, câmara congelada com ralo da entrada sem proteção de tela, piso quebrado, parte sem revestimento e em cimento, rugoso e com acumulo de agua, prateleiras de madeira, Área de preparo da padaria com porta e janelas externas sem proteção de tela e pisos com buracos, área de estoque de farinha com teto sem revestimento e forro com buracos, fiação exposta, paredes com cobogó sem barreiras de proteção no depósito.

Produtos vencidos: 9 kg de frango. Produtos sem especificação de validade: 3kg de frios, 1kg de recheio de camarão. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água filtrada e gratuita.

(Fonte: Procon/RJ)

< Risco de acidente na Alameda São Boaventura Atlético-MG x Botafogo e Flamengo x Atlético-PR no sábado <