sábado, 24 de outubro de 2020

No aniversário de Itaboraí, prefeito alerta: “a cidade está muito ruim”

Cidade celebrou aniversário com desfile cívico. Foto: Ascom Itaboraí

Itaboraí celebra nesta quarta-feira (22), 186 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, um desfile cívico foi realizado por volta de 8h na Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade. Embora a expectativa fosse de que 20 mil pessoas, a comemoração acabou tímida, composta principalmente por famílias dos estudantes que participaram da apresentação. O prefeito Doutor Sadinoel (PMB) esteve presente e falou sobre o atual momento do município.

Sadinoel
Segundo o prefeito, município ainda enfrenta dificuldades. Foto via Grupo Plantão Enfoco

“Na verdade, a cidade está muito ruim, mas merece melhorar”, relatou o prefeito. Sadinoel destacou ainda que no próximo e último ano de mandato pretende investir em saúde, iluminação pública e, por fim, o ingrediente básico da política municipal: asfalto para todos os bairros.

“Reformamos a área de atendimento do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior e queremos abrir unidades básicas de saúde em Aldeia da Prata, Santo Expedito e Boa Vista”, anunciou.

Comperj

comperj
Retomada nos investimentos está entre as grandes apostas de desenvolvimento no município. Foto: Petrobrás / Divulgação

A paralisação nos investimentos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em 2015 provocou um colapso econômico e social na cidade. Estabelecimentos comerciais fecharam e os preços dos faturamentos de imóveis despencaram. No geral, diversos setores sofreram os impactos e várias frentes foram quebradas.

O Gasoduto Rota 3, que possui aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km referentes ao trecho marítimo e 48 km referentes ao trecho terrestre, e escoará gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até o Comperj também está na lista de grandes expectativas para geração de emprego.

Para o prefeito, o município ainda tenta se reerguer investindo, por exemplo, na área da saúde.

“Realizamos a reforma na pediatria da unidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior e hoje entregamos a reestruturação dos setores de atendimento. A unidade registra até 18 mil pacientes por mês e atende 24h. São quatro médicos prestando atendimentos emergenciais. No local também são realizados atendimentos médicos especializados: urologia, neurologia, cardiologia, infectologia, proctologia, ginecologia obstetrícia e cirurgias pediátricas, plásticas, vascular e torácica. O local também dispõe de um Centro de Tratamento e Terapia Intensiva – CTI, com 10 leitos”, destacou.

Desfile

Famílias posicionadas para fotografar o desfile dos estudantes. Foto: Eduarda Hillebrandt

Desfilaram ao longo da manhã comitivas de 93 escolas e creches municipais, além de 12 colégios estaduais e particulares. A maioria dos colégios com com bandas marciais. Para os que não tinham banda e as instituições beneficentes que também levaram comitivas, o ritmo da marcha foi dado pela banda da Guarda Mirim, instalada ao lado do palanque. O evento faz parte da agenda de festividades dos 186 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí e 452 anos de história.

Esta foi a primeira vez que Miguel, 2 anos, participou do desfile cívico.

“Estamos aqui desde as 7h, foi difícil tirar ele da cama no final de semana” contou a mãe Vanessa Borges.

A presença dos estudantes apinhou a praça de comerciantes e camas elásticas, como a ambulante Fabrícia Gomes, que expõe brinquedos todo final de semana no local há onze anos.

“Hoje o movimento é alto, a expectativa de vendas é grande”, disse.

Colaborou Eduarda Hillebrandt

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *