quarta, 21 de outubro de 2020

Nova rodada de entrega de cartões da renda básica em Niterói

Entrega acontece em cinco pontos da cidade sem aglomerações. Foto: Prefeitura de Niterói/Arquivo

Durante esta semana, entre 11 e 15 de maio, a Prefeitura de Niterói vai distribuir os cartões para familiares dos alunos da rede municipal de educação pelo Programa Renda Básica Temporária. Serão cinco locais de entrega, divididos de forma organizada pelas regiões da cidade para evitar aglomeração. O auxílio, no valor de R$ 500 por mês, será pago em maio, junho e julho. A medida beneficiará mais de 11.500 famílias.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, informou que essa etapa são para as famílias de alunos da rede municipal que não estão inscritas no CadÚnico.

“Para enfrentar essa situação, a Prefeitura de Niterói estruturou um plano de apoio financeiro e transferência de renda, o Programa Renda Básica Temporária, para que as pessoas possam ficar em casa e tenham, pelo menos, o essencial como alimentação e medicamentos. Teve também o Busca Ativa que abrangeu outras categorias como catadores de recicláveis, vendedores ambulantes, trabalhadores da economia solidária e artesãos, além de auxílio aos microempreendedores individuais. Além disso, também organizou uma forma das empresas poderem se manter mesmo fechadas com os programas Empresa Cidadã, que vai reabrir inscrições para quem perdeu o prazo, e o Fundo Niterói Supera”, explicou o secretário Axel.

A Secretária de Educação de Niterói, Flávia Monteiro, explica como vai funcionar a entrega dos cartões.

“Em um primeiro momento, após a suspensão das aulas, entregamos cestas básicas para todas as famílias e agora vamos contemplar os responsáveis pelos alunos que não integram o cadastro único. A entrega será feita de forma organizada e sem aglomeração, em cinco pontos da cidade – Horto do Fonseca; Horto do Barreto; Caminho Niemeyer, no Centro; Escola Municipal Levi Carneiro, no Sapê, e Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga, seguindo a primeira letra do nome do responsável. Verifiquem a data, local e horário antes de saírem de casa. A busca pode ser feita pelo site (www.niteroi.rj.gov.br/rendabasica) ou pelo sms enviando o CPF para 28047”, explicou Flávia.

Empresa Cidadã

A Prefeitura de Niterói reabre nesta segunda-feira (11) as inscrições para o programa Empresa Cidadã. Pelo programa, o poder público municipal vai fazer o pagamento de um salário mínimo, por três meses, para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com até 19 funcionários e alvará na cidade. Como contrapartida, as empresas se comprometem a não reduzir seu número de funcionários em até seis meses após a adesão ao programa.

O programa já cadastrou 2.200 empresas, protegendo mais de 8.200 postos de trabalho. A expectativa é garantir mais 1.800 empregos, totalizando 10 mil funcionários beneficiados. Os interessados devem acessar o site da Secretaria Municipal de Fazenda, clicar no link Empresa Cidadã de Niterói e, em seguida, “solicitar adesão”. A partir daí, basta colocar todas as informações solicitadas, anexar os documentos exigidos (GFIP relativa a fevereiro de 2020; GRF relativa a fevereiro de 2020; contrato social da empresa; RG do administrador e CPF do administrador) e aceitar o termo de adesão. Os documentos serão conferidos e, caso tudo esteja correto, o solicitante receberá um e-mail com o protocolo de atendimento e a confirmação da solicitação

Antecipação de crédito

A Prefeitura de Niterói vai antecipar a segunda parcela do crédito de R$ 500 reais dos programas de transferência de renda conforme calendário. Os Microempreendedores Individuais: do dia 22 será antecipado para dia 14, quinta-feira. Busca Ativa: crédito seria feito no dia 24 e foi antecipado para dia 15, sexta-feira. O Renda Básica para quem é inscrito no CadÚnico seria depositado dia 29 e vai ser antecipado para entre os dias 18 a 20 maio, obedecendo o critério da letra inicial do nome (calendário a ser divulgado).

Publicado às 8h

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

2 thoughts on “Nova rodada de entrega de cartões da renda básica em Niterói

  1. Eu gostaria de saber onde foi para meu cartão.
    Porque não fui no dia.porbmotihos pessoas.
    Eu não consigo recuperar.
    Oque faço neste momento desempregada.

  2. Por motivos de erro na verificação do meu cpf e após eu recorrer o meu direito só foi liberado o cartão hoje dia 30 /06.
    Gostaria de saber se os 2 meses anteriores virá retroativo na próxima recarga.Afinal já se passaram 2 meses.
    Desde ja agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *