sexta, 30 de outubro de 2020

Nova trilha de ecoturismo em Maricá quer atrair visitantes internacionais

Prefeito Fabiano Horta percorreu parte da trilha. Foto: Ibici Silva

Visando o ecoturismo na cidade de Maricá, foi inaugurada nesta sexta-feira (13) a primeira etapa da TransMaricá, uma trilha de quase 20 quilômetros, que liga a localidade do Spar em Inoã, ao bairro do Retiro.

A trilha conta com 29 placas de sinalização no padrão internacional e dois totens trilíngues no início da trilha com mapa, orientações e avisos sobre a rota a ser percorrida.

O prefeito da cidade, Fabiano Horta, explicou que a TransMaricá é o marco do ecoturismo na cidade e visa atrair ecoturista de todo o mundo.

“Maricá tem uma vocação absoluta em ecoturismo. A cidade é composta por mar, montanhas, lagunas, belas vistas, lugares onde moradores e turistas de todo o mundo podem ter a mente voltada para natureza. Queremos a partir desse primeiro marco começar reverenciar Maricá como a cidade das trilhas no Brasil e no mundo”, explicou o prefeito.

O guia de turismo e montanhista, Alberto Matrilhas, conta que a TransMaricá é uma trilha sem dificuldades técnicas.

“Como guia posso destacar que é uma trilha longa, toda marcada, sem dificuldade técnica, somente esforço físico e no cume tem uma vista incrível”, explicou o trilheiro.

O geógrafo e coordenador geral da TransMaricá, Felipe Zeidan destacou que a trilha é de nível moderado, recomendada para pessoas que já possuem treinamento físico.

“Toda a trilha pode ser feita no período de até 6 horas e possui trechos de subidas íngremes e descobertas, ideal para trilheiros. A TransMaricá tem como objetivo conectar Maricá ao Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, dando a chance de inserir a cidade no cenário internacional para atrair mais visitantes, valorizando as nossas belezas e espaços naturais. Ainda podemos destacar a geração de renda, atraindo visitantes e turistas”, contou.

Todo o trajeto passa por dentro da unidade de conservação municipal refúgio da vida Silvestre (REVIS). Essa é a primeira etapa de três trilhas que visa ligar os bairros de Inoã, primeiro bairro do município, ao bairro de Espraiado, região rural da cidade.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Nova trilha de ecoturismo em Maricá quer atrair visitantes internacionais

  1. Parabéns a todos. Precisamos preservar o verde. Gostaria de sugerir um projeto Frutas na Trilha . As lideranças fazem a distribuição de sementes e os participantes vão plantando ao longo da trilha. No futuro veremos mais animais nas trilhas e mais árvores com sombra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *