sexta, 27 de novembro de 2020

Novo aplicativo de transporte em Niterói

Serviço já está disponível para iOS e Android. Foto: Marcelo Tavares

O morador de Niterói ganhou mais uma opção de transporte alternativo para circular na cidade. A novidade surge após as mudanças provocadas pelos efeitos da pandemia e a diminuição de transportes públicos, resultando na maior procura por corridas via aplicativo de transportes.

Em estudo realizado, durante o período de isolamento social, foi identificado que o uso de aplicativos de transporte, principalmente em regiões onde habitantes são mais dependentes de ônibus, aumentou consideravelmente em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, o número de corridas cresceu 19%. O dado é parte do levantamento realizado no final de julho, pela empresa 99, que atua no setor.

Foi pensando nisso que um grupo de amigos e moradores da cidade criou um aplicativo como mais uma opção de mobilidade na cidade: a Local 24h.

“Temos um grupo de motoristas que trabalha por aplicativo com mais de quatro mil membros, o Ponta a Ponta. Ali estão todos eles reunidos e a plataforma Local 24h se tornou um aplicativo disponível”, conta Leandro Xavier, 43, responsável pelo Ponta a Ponta e um dos idealizadores do app.

Segundo ele, no estado do Rio já existem mais de 150 mil motoristas rodando por aplicativo e a Local 24h chegou como alternativa para motoristas e passageiros, interessados em melhores condições.

“Identificamos que os motoristas realizam jornadas longas e exaustivas ao volante, o que prejudica e muito a qualidade de vida deles, aumentando o cansaço e diminuindo a produção. Além disso, o retorno financeiro acaba não sendo tão atrativo assim. A nossa plataforma terá uma taxa menor, de 20%. Dessa maneira ele pode fazer menos horas de trabalho e ganhar mais de forma mais segura, tanto para usuários quanto para motoristas”, explica.

Ainda de acordo com Leandro, neste primeiro momento os motoristas não serão cobrados pela taxa mínima das corridas.

“Ele terá a liberdade de fazer seu trabalho com bastante incentivo porque vamos premiar os condutores que se destacarem também com sorteio de carros 0km periodicamente”, comenta.

Elas

O aplicativo com circulação apenas em Niterói também conta com serviço exclusivo para mulheres. As corridas ‘Elas e Elas’, onde somente passageiras e motoristas mulheres terão acesso ao serviço.

“Pensamos principalmente na segurança das mulheres em utilizar esse serviço. Tanto motoristas quanto usuárias, vão se sentir mais seguras na hora de escolher se locomover pela cidade”, explica Rhaina Rodovalho, também uma das idealizadoras do projeto.

Serviço

O app já está disponível para as plataformas iOS e Android, mas apenas para Niterói. A forma de pagamento é somente em dinheiro. A previsão dos organizadores é de aceitar outras formas de pagamento em 30 a 45 dias.

Motoristas interessados em se filiar ao grupo da plataforma precisa se cadastrar pelo aplicativo Local 24h e aguardar aprovação.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *